31 Oct 2023
Jornalistas internacionais visitam o Mercado do Rio Vermelho: "Experiência de sabores, cores, sensações e cheiros"

De acordo com o secretário da pasta, Angelo Almeida, o mercado tornou-se um ponto turístico e gastronômico e recebe cerca de 120 mil pessoas mensalmente. “A presença dos jornalistas, que saem do seu país de origem para conhecer as maravilhas da Bahia, só reforça o potencial e a qualidade do Mercado do Rio Vermelho e o que o equipamento representa. Vamos repercutir o evento internacionalmente e isso é motivo para comemoração. Aproveito para convidar a todos para o ‘Mesa ao Vivo Bahia’, que ocorrerá nos dias 15 e 16 deste mês”, conclui.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Mariella Lazaretti, sócia-diretora do Mundo Mesa e uma das organizadoras do 'Mesa ao Vivo', que está acompanhando a comitiva, destacou a importância do evento e do equipamento como um centro de distribuição dos produtores do estado baiano. “As pessoas precisam enxergar que aqui tem o melhor da Bahia, onde você encontra tudo da cultura alimentar baiana de forma organizada. O mercado é dinâmico, as pessoas são organizadas para receber o público e o próprio chef pode comprar aqui”, declara.
A chilena Raquel Telias ressalta a importância da iniciativa. “Para mim, ir ao mercado em qualquer visita a uma cidade é absolutamente necessário porque mostra a essência e os produtos de utilizados para cozinhar naquele lugar. E isso fala dos produtores, da sua cultura e tradições. O Mercado do Rio Vermelho me pareceu muito organizado, limpo, seguro e bonito, onde se pode conhecer produtos de pequenos produtores, conhecer a diversidade, que tem em Salvador e as tradições da comida baiana, por isso, acho que é uma visita essencial. Creio que seja muito bom fazer este tipo de atividade com jornalistas de todo o mundo porque dá outra visão às pessoas que associam à Bahia, a festa, carnaval e praia. Foi uma experiência de sabores, cores, sensações e cheiros”, diz.
Ainda estiveram presentes a mexicana Nayeli Estrada Jimenez, a italiana Fernanda Roggero, o holandês Jacques Hermus e o chileno Pablo Schwarzkopf. Os jornalistas já passaram por restaurantes conhecidos de Salvador, conheceram as Ilhas de Itaparica e dos Frades, experimentaram a culinária baiana, como moqueca e acarajé. Além do Ceasinha, o itinerário desta terça-feira incluiu ainda visita ao Pelourinho e a Feira de São Joaquim, além de almoço com vista para a Baía de Todos-os-Santos.
Mesa ao Vivo Bahia
O Mercado do Rio Vermelho vai abrigar a 8ª edição do ‘Mesa ao Vivo Bahia’, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, e terá a participação de renomados chefs, como Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Caio Soter, Tuca Mezzomo, Solange Borges, Kátia Barbosa, Bianca Oliveira, Heaven Delhaye e Kafe e Dante Bassi. Realizado pela primeira vez no Ceasinha, o evento tem como objetivo movimentar a gastronomia, a economia, o turismo, o artesanato e os serviços no local, beneficiando diretamente os permissionários, promovendo network e construindo a base gastronômica com foco no ingrediente.
* Por Luana Veiga. Foto: Mário Marques/Leonardo Freire/SDE.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.