Jornalista brasileira receberá a Medalha Marielle Franco

A jornalista e correspondente de guerra internacional Lúcia Helena Issa recebe, amanhã(14), às 19h, na Casa de Cultura Olodum, em Salvador, a Medalha Marielle Franco.  Em outubro, ela ganhará também, em Paris, um prêmio como Embaixadora da Paz, concedido pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, por seu trabalho humanitário. 
 
Sobre Lucia Helena Issa
 
A jornalista nasceu em Guaratinguetá, em São Paulo, mas hoje vive no Rio de Janeiro, para onde se mudou em 2013 para trabalhar como correspondente internacional. É graduada em jornalismo e fez pós-graduação em Roma, na Itália, onde acabou vivendo por seis anos.  Em 1998 começou a trabalhar como colaboradora especial da Folha de São Paulo em Roma, onde morou por seis anos. Além de outras premiações pelo mundo, publicou alguns livros sobre os direitos das mulheres que buscam e lutam por respeito e dignidade. "Ao longo da minha carreira, procurei desmistificar o ódio alimentado contra os povos. Minha luta hoje é dar voz às mulheres refugiadas para que não sejam mais silenciadas”, conclui Lucia.
 
Lúcia Helena Issa é escritora, pacifista, tem lutado para que as armas não se proliferem novamente no Brasil depois de tudo o que testemunhou cobrindo o fim da guerra da  Iugoslávia em 2001, o conflito Israel-Palestina nos últimos quatro anos e a Guerra da Síria em 2017. Lucia revela que, segundo ela, a reconstrução da paz tanto na Síria quanto na Palestina tem um rosto feminino e passa pelas mulheres.
 
Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias