João Moreira Salles e Leandra Leal participam de debate sobre longa

João Moreira Salles e Leandra Leal, coprodutores do longa-metragem "Fico te devendo uma carta sobre o Brasil", participam de um bate-papo virtual sobre a obra neste sábado (3), às 17h, dentro da programação do "25º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários". A conversa também contará com a participação da diretora Carol Benjamin e da montadora Marília Moraes.

Na obra, a diretora revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante pela anistia.  

Para resgatar essas memórias, Carol inicia o filme em Estocolmo, onde César recebeu asilo político por dois anos após sair da prisão. É lá também que a diretora reencontra Marianne Eyre, membro da Anistia Internacional desde 1966, com quem Iramaya trocava cartas regularmente e de quem se tornou amiga e confidente. O filme, narrado pela diretora, é entremeado, sobretudo, pelas leituras dessas cartas, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias