Jardim Botânico de Salvador ganha título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

redacao@aloalobahia.com

O Jardim Botânico de Salvador passa a ser também um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título foi entregue nesta semana, durante o 32º Encontro Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizado em Natal (RN). A cerimônia aconteceu na quarta-feira (22). O título é concedido pelo Conselho Nacional da RBMA e tem validade de quatro ano, podendo ser renováveis por tempo indeterminado mediante processo rigoroso.

Além do Jardim Botânico, o Parque das Dunas, localizado em Praia do Flamengo, também possui esse título, sendo ele a primeira área de conversação ambiental da capital a receber a certificação, em 2014. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações. 

“Desde quando criamos o Programa Salvador Capital da Mata Atlântica, em 2017, que em todos os nossos plantios na cidade distribuímos mudas para a população e plantamos árvores desse bioma em praças, ruas e avenidas. Além disso, também elaboramos o Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador, com espécies nativas da Mata Atlântica, chancelado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Ou seja, tudo isso porque sabemos a importância da preservação desse bioma para o equilíbrio do clima e para qualidade de vida de quem mora em Salvador”, afirma o secretário em exercício da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.

O Jardim Botânico foi entregue à população de Salvador em 2020 totalmente requalificado pela Prefeitura de Salvador. Situado no bairro de São Marcos, o local é uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana. O espaço possui área de 17 hectares, um herbário com cerca de 61 mil espécies vegetais para pesquisa, laboratórios, acervo científico, coleção viva, auditório e área para contemplação das copas das árvores. 

Além das universidades, escolas das redes particular e pública costumam levar seus alunos para aulas ao ar livre e caminhadas pelas trilhas do local.  

* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Bruno Concha/Secom/PMS

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias