Já é Carnaval! Completando 45 anos, Olodum reúne 15 mil pessoas em show no Parque da Cidade

Com informações do Correio24Horas

Por Bruno Wendel
 
Mesmo com os termômetros marcando 30°, com sensação térmica de 33°, o calor retado de Salvador não foi páreo para os tambores do Olodum, na manhã deste domingo (21). Cerca de 15 mil  lotaram o anfiteatro do Parque da Cidade para a apresentação do grupo afro e percussivo mais famoso da Brasil. O show fez parte de uma edição do Festival do Parque.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
 
Às 9h em ponto, a banda subiu ao palco e o samba-reggae tomou conta, celebrando quatro décadas de resistência. “O Olodum está no coração, na veia. Desde que me conheço como gente, acompanho a banda. É paixão, é o grito do povo preto”, declarou Edson Paim de Jesus, 43, enxarcado de suor.
 
Como a maioria dos presentes, Cintia dos Santos, 43, sabia as letras de trás para frente. Posicionada de cara para ao palco, ele se acabava na dança. E a temperatura? Era a menos importante. “A energia daqui está tão boa, que o calor a gente alivia com uma cervejinha”, disse enquanto requebrava.
 
Para minimizar a temperatura escaldante, a produção do evento distribuiu água, bonés e ventarolas (abanadores). “Está muito quente, mas o clima daqui compensa. Estamos aproveitando o que há de melhor Salvador. Ontem (sábado) fomos à Escola do Olodum e foi muito emocionante”, disse o produtor pernambucano Lucas Pinto, 31. “Estamos antecipando o nosso Carnaval aqui”, emendou.
 
Lucas estava acompanhado da namorada, a professora Mariana Primola, 33, também pernambucana. “ Lá, nós temos os tambores do maracatu mas nada se compara com essa percussão. Estamos vivendo uma sensação ímpar”, declarou ela.
 
O show fazia parte do calendário da celebração dos 45 anos do Olodum. Mas a banda não foi a única a comemorar o aniversário. A comerciante Jucilene Pereira dos Santos comemorou seus 41 anos, com a família, quebrando tudo. “Foi o melhor presente que ganhei. Amo o Olodum, saio desde mais nova e este ano vou de novo”, declarou ela. A festa teve cerveja em lata e guaraná para as crianças, mas não rolou bolo. “Vai ter é na casa dela, mais tarde. Trouxe abará pra dar sustança”, disse a sogra dela, Rita Soares, 62.
JahVfEb.md.jpg
Mais atrações
 
O Olodum foi uma das atrações do Festival do Parque deste domingo. Às 11h30, teve DJ Nukemookey no gramado e às 14h foi a vez da apresentação da banda Filhos de Jorge, que retomou o show no anfiteatro. Já às 15h30, Ruan Santana assumiu o comando da festa com um show no gramado. No sábado (20), a programação infantil foi destaque, com atividades de lazer para crianças com a animadora e atriz Mabele e com Tio Paulinho.
 
Encerrando a programação, no dia 28 de janeiro a banda Bailinho de Quinta apresenta as marchinhas de Carnaval, no mesmo dia em que Tomate também sobe ao palco e promete repetir o sucesso do show que apresentou na edição 2023 do projeto, que marcou seu retorno ao palco depois da pandemia, com lotação máxima da área e a gravação de um audiovisual.
JahVlvp.md.jpg
Fotos: Paula Fróes/ CORREIO. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias