Itaú Social traz ao Brasil avaliação inovadora para impacto social

O Itaú Social traz ao Brasil a metodologia da “Avaliação Focada no Uso” no 14º Seminário Internacional de Avaliação, realizado em São Paulo, em parceria com Fundação Roberto Marinho, GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e com o Instituto C&A.

Desenvolvida pelo pesquisador americano Michael Patton, a metodologia destaca-se por ser flexível e dialógica. A proposta é que haja um olhar de avaliação durante a gestão dos programas. Ou seja, a avaliação não seria feita apenas no final de um projeto, mas incluiria reflexões ao longo de sua execução, com devolutivas em curto prazo, para que os gestores rapidamente possam fazer adaptações.

A metodologia vem ao encontro de um esforço maior em tornar ações sociais e políticas públicas mais assertivas. “A avaliação é afetada pelo engajamento dos atores envolvidos. Estar envolvido no processo cria um diálogo. O pensamento avaliativo não é uma política empresarial ou social, é algo a se usar no dia a dia para tomar melhores decisões”, disse Patton.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias