Iphan libera construção da nova ponte para Trancoso

redacao@aloalobahia.com

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o projeto apresentado pela Prefeitura de Porto Seguro para a construção da nova ponte sobre o Rio Trancoso, no distrito de Trancoso. 

Segundo o site Radar 64, a atual ponte está completamente destruída pelo tempo, o que representa um sério risco para quem passa pelo local.

A liberação vem após muita polêmica. Em julho, os trabalhos para a construção da nova ponte chegaram a ser iniciados, mas a obra foi embargada pelo Iphan após grande mobilização de moradores e ambientalistas. 

Segundo denúncias, a construção estava sendo feita sem obedecer aos trâmites legais e sem qualquer estudo de impacto ambiental. 

Além pertencer ao sítio histórico tombado pelo Iphan e ser declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, Trancoso – incluindo o rio – está inserido em uma Área de proteção Ambiental (APA).

Agora, com o projeto devidamente aprovado, a prefeitura garante que a obra será iniciada ainda este mês e pretende inaugurá-la até novembro. 

A construção se dará mediante um acordo de contrapartida ambiental entre a prefeitura e uma empresa privada de Porto Seguro. As informações são do Radar 64.

Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias