Iphan e Embratur se unem para impulsionar afroturismo e turismo cultural no país

redacao@aloalobahia.com

Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá potencializar a promoção do afroturismo e do turismo cultural do Brasil no exterior, áreas onde a Bahia, naturalmente, se destaca historicamente. 

Nesta terça-feira (29), o presidente da agência, Marcelo Freixo, recebeu o presidente da autarquia, Leandro Grass, para alinhar as futuras ações que serão realizadas em conjunto, com o objetivo de conectar o turismo internacional com o patrimônio nacional.

“A parceria entre Embratur e Iphan vai fazer com que a memória, o patrimônio e a nossa história se transformem em produtos turísticos cada vez mais visitados por estrangeiros. Podemos trabalhar juntos na promoção do afroturismo, do turismo cultural e do turismo literário”, declarou Freixo. 

“Nosso patrimônio é uma ferramenta gigantesca de promoção do turismo, seja dos bens tombados, das expressões da cultura popular e do nosso patrimônio arqueológico. As matrizes culturais brasileiras, especialmente a matriz africana, pode projetar o Brasil para outro lugar através desse turismo cultural. Vamos caminhar juntos”, afirmou Grass.

A Embratur já informou que vai utilizar o censo da população quilombola do IBGE, por exemplo, na estratégia de afroturismo. A Coordenação de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da agência já solicitou os dados brutos do Censo de 2022 com o propósito de entender o perfil socioeconômico de cada comunidade e projetar quais os desafios de qualificação destas localidades como destinos turísticos. 

Segundo dados divulgados pelo IBGE na quinta-feira (27), a população descendente de quilombolas no Brasil é de 1.327.802 pessoas e representa 0,65% do total de habitantes. O levantamento inédito identificou 473.970 domicílios onde residia, pelo menos, uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros (30,5% do total). Com informações da Embratur.

*Por João Galdea. Foto: Jefferson Peixoto/SecomPMS.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias