Inpe registra 107 focos de incêndios florestais em 48 horas na Bahia

redacao@aloalobahia.com

A Bahia registrou 107 focos de incêndios florestais nas últimas 48 horas. As informações são do Programa Queimadas, através de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apenas neste mês, o estado registrou 897 ocorrências.

Na última segunda-feira (20), um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves se deslocou para Porto Seguro para ampliar o suporte no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. Até terça (21), 500 hectares de mata já haviam sido consumidos pelo fogo. Ao todo, estão mobilizados agentes da Secretaria do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para combater as chamas. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Localizado no extremo sul da Bahia, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é o único do país sob esta classificação. É a primeira porção de terra vista do Brasil por colonizadores portugueses, abrigando ainda uma diversidade grande de animais e plantas.

Atuação em conjunto

Nesta quarta-feira (22) pelo menos 160 bombeiros e cerca de 35 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) permanecem atuando no combate e monitoramento aos incêndios florestais que atingem as regiões Oeste, Norte, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina. As chamas atingem o interior da Bahia nas cidades de Barreiras, Riachão das Neves, Juazeiro, Jacobina, Mirangaba, Lençóis, Piatã, Livramento de Nossa Senhora, Ibicuí, Vitória da Conquista, Jequié, Prado, Itamarajú e Mucurí. 

Duas aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e um helicóptero do Graer da PMBA dão apoio à Operação Florestal, que teve início em julho último. Além dos combates, os bombeiros também realizam ações preventivas com a população local.

* Publicado por Matheus Simoni / Fotos: Divulgação/CBMBA

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias