28 Nov 2018
Inovações em biocombustíveis serão discutidas em evento nacional gratuito sobre Bioenergia

Conteúdo patrocinado
A crise dos combustíveis, que teve como marco a paralisação dos caminhoneiros, em maio deste ano, demonstrou o impacto das decisões do setor no cotidiano da população. A solução para o equilíbrio dos preços não é simples, mas passa por encontrar novas estratégias energéticas com menores custos de produção e sem impactos negativos ao meio ambiente. Este, inclusive, é um dos objetivos de especialistas na área de desenvolvimento sustentável que vão se reunir no V Seminário Nacional de Bioenergia, que acontece nesta sexta-feira (30) e sábado (1), na FTC Salvador (campus Paralela).“Bioenergia e Desenvolvimento Sustentável” é o tema da quinta edição do evento que começa com a palestra “Inovação em Biocombustíveis”, que será ministrada pela pós-doutora em Bioquímica, Renata Angeli, nesta sexta-feira (30). A discussão sobre biocombustíveis segue, na manhã de sábado (1), com a palestra do Coordenador de Regulação de Qualidade de Produtos da Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Jackson da Silva Albuquerque. O foco será a “Regulamentação dos Biocombustíveis”, mas Albuquerque também vai abordar questões relacionadas à crise dos combustíveis.
De acordo com Relatório sobre o Mercado de Energias Renováveis divulgado este mês pela Agência Internacional de Energia (AIE), o Brasil apresenta a matriz energética menos poluente do mundo. Porém, equilibrar custo de produção e impactos ao meio ambiente ainda é um desafio. “Ainda hoje buscamos energias renováveis que sejam mais baratas, mas ainda não temos conseguido. Se considerarmos as inúmeras possibilidades de produção em substituição ao uso da cana-de-açúcar, o milho, por exemplo, podemos perceber que o combustível deveria custar, no máximo, R$ 2”, destaca o professor da FTC e especialista em Bioenergia Celular, Marcus Lázaro Guerreiro, que participa da organização do seminário.
Nesse sentido, o V Seminário Nacional de Bioenergia também promoverá discussões sobre os gargalos e oportunidades para o desenvolvimento de tecnologia no setor de Bioenergia. O tema será trazido, ainda na amanhã de sábado (1), pela doutora em Ciência Molecular Cristina Maria Quintella que tem mais de 20 anos de atuação na área e 41 patentes nacionais e internacionais concedidas.
Ainda durante o evento, acontece o lançamento da sétima edição do livro “Bioenergia – Um diálogo renovável”, que reúne trabalhos científicos de egressos do mestrado em Bioenergia da FTC. Os participantes ainda poderão conhecer outros trabalhos desenvolvidos na área de Tecnologia, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, aplicados à produção de Bioenergia, durante os painéis que serão realizadas no segundo dia do Simpósio.
|SERVIÇO|
O quê: V Simpósio Nacional de Bioenergia
Quando: 30/11 (sexta-feira) | 01/12 (sábado)
Onde: Auditório Adroaldo Ribeiro | FTC Campus Paralela
Inscrições gratuitas
Mais informações: https://doity.com.br/v-simpsio-nacional-em-bioenergia
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.