Incêndios florestais no Chile matam mais de 60 e número deve subir: 'chorando nossos mortos'

redacao@aloalobahia.com

Incêndios florestais no centro e no sul do do Chile já mataram 64 pessoas, segundo números divulgados, neste domingo (4), pelo presidente Gabriel Boric. Segundo o governante, os números ainda devem crescer "significativamente" até o final do dia, enquanto bombeiros, soldados e brigadistas lutam para apagar vários dos focos. De acordo com as autoridades chilenas, esta é a pior tragédia desde o forte terremoto que assolou o país em 2010, deixando mais de 500 mortos.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Um dos principais focos estava na região costeira de Valparaíso, onde vivem quase um milhão de pessoas e onde fica a sede do Congresso, além de um dos principais portos do Chile. "Estamos juntos, todos nós, combatendo a emergência. A prioridade é salvar vidas", disse Boric em uma mensagem à nação. O presidente reforçou ainda que decidiu manter o toque de recolher e reforçar a presença militar nas áreas mais afetadas.

Além de Valparaíso, o fogo estava ativo nas regiões centrais de O'Higgins, Maule e Ñuble e na região sul de La Araucanía. O incêndio forçou ainda o fechamento da refinaria Aconcágua, a segunda maior do país, a cerca de 15 quilômetros ao norte da cidade costeira de Viña del Mar, fortemente afetada pelo fogo.
 
maisfogo
"Todo o Chile está sofrendo e chorando nossos mortos", declarou o presidente, ao decretar um período de luto nacional de dois dias a partir desta segunda-feira (5).

* Por José Mion, com informações do g1. Fotos: Corpo de Bombeiros do Chile via Reuters e REUTERS/Rodrigo Garrido.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias