Incêndio no Canadá cobre Nova York de cinzas e deixa metrópole com pior qualidade do ar no mundo

Nova York amanheceu tomada por uma névoa cinza que encobriu o sol e escureceu suas ruas. A sensação às 2 da tarde desta quarta-feira (7) era a de um anoitecer sombrio e alaranjado. A cidade americana foi classificada como a de pior qualidade do ar no mundo, de acordo com o IQAir World Air Quality Index, órgão responsável pela medição. Isso fez com que as pessoas voltassem a usar máscaras, já esquecidas no fundo da gaveta após a pandemia de Covid-19. 

O "fenômeno" que provocou esse clima de filme apocalíptico foi causado pelas queimadas que atingem, sobretudo, a província canadense de Quebec, atual epicentro dos 250 incêndios que acontecem no país nesta quarta-feira, a maioria sem controle.
 
H4GTm91.md.jpg
A situação ficou tão fora do comum que o prefeito de Nova York, Eric Adams, classificou a situação como “muito insalubre”. O gestor público disse em um comunicado à imprensa, divulgado às 22h de terça-feira (6), que a qualidade do ar em partes da cidade havia subido para 218 no Índice da Agência de Proteção Ambiental. Só para ter um parâmetro, nos últimos anos esse número ficou abaixo de 50, ocupando a "categoria boa", e até melhorou durante o bloqueio causado pela pandemia em 2020, segundo o IQAir.

A orientação dos órgãos públicos é para que os moradores evitem se exercitar ao ar livre e dirigir carros, devido à baixa visibilidade. De acordo com o jornal New York Times, o atual cenário deve permanecer até sexta-feira (9), com variações na intensidade da fumaça.
 
H4GTpAF.md.jpg
Fotos: Gabriela Cruz/Alô Alô Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias