Imagens de fotógrafo baiano produzidas após golpe no Chile ganham mostra em SP

redacao@aloalobahia.com

Único fotógrafo a registrar o poeta Pablo Neruda após sua morte, ainda no hospital, no Chile, o baiano de Irajuba Evandro Teixeira ganhou exposição no Instituto Moreira Salles (IMS) de São Paulo, com 160 imagens produzidas logo após o golpe militar no país, em 1973.

"Evandro Teixeira, Chile 1973" fica em cartaz até 30 de julho, com fotos em preto e branco, além de livros e objetos como máquinas fotográficas. Imagens produzidas durante a ditadura militar brasileira também estão expostas, promovendo um diálogo entre os contextos dos dois países.

"Era proibido tirar foto do que eles não queriam que fosse visto. Eu fotografava e escondia o material, porque eles exigiam vê-lo antes que fosse publicado. Quando a gente vai pra um lugar cobrir algo assim, temos que entrar com muita emoção pelo momento histórico, mas também com muito cuidado", disse o artista ao Estado de S. Paulo.

Em quase 70 anos de carreira, Evandro tem um acervo fixo de mais de 150 mil fotos sob a guarda do IMS, na capital paulista.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Evandro Teixeira (Enterro de Pablo Neruda).

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias