Igreja de Nossa Senhora da Graça ganha Plano Museológico neste sábado (30)

redacao@aloalobahia.com

Neste sábado (30), a Igreja de Nossa Senhora da Graça, uma das edificações religiosas mais antigas do Brasil, receberá seu plano museológico. A programação começará às 10h com celebração de uma missa solene, seguida do ato de entrega.
 
A data foi escolhida por marcar o 494º aniversário de batismo de Catharina Paraguaçu, indígena tupinambá devota da Virgem Maria, responsável pela construção, em 1535, da capela onde hoje está a igreja, erguida no século XVIII, no bairro da Graça, em Salvador. 
 
Os participantes do evento poderão acessar a exposição de obras com parte do acervo pessoal doado ao Mosteiro de São Bento (instituição guardiã) pelo benfeitor da causa, Cristóvão Ávila, parente direto de Catharina Paraguaçu e Caramuru, e intermediado por seu sobrinho, Henrique Abreu.
 
Tombada como patrimônio material e imaterial do Brasil, a igreja é a segunda mais antiga da Bahia, primeira erguia em louvor a Nossa Senhora no país, e considerada importante templo mariano da Bahia.
 
A estruturação museológica deverá garantir a preservação de seu acervo e disseminação de suas informações ao público. O projeto foi iniciado em janeiro de 2022 e teve como primeira ação a pesquisa histórica e iconográfica conduzida pela historiadora Tanira Fontoura.
 
Em paralelo foi feito o arrolamento do acervo disposto na igreja e a produção do material informativo que comporá o espaço expositivo, com destaque para as figuras ontológicas da instituição a partir de três temáticas: Catharina Paraguaçu (a matriarca do Brasil e a questão identitária), Nossa Senhora da Graça (a força da religiosidade e aspectos da devoção católica mariana do Brasil) e Júlia Fetal (o papel da mulher na sociedade brasileira e a questão emblemática da bala de ouro – reflexão sobre o feminicídio).
 
Para a execução das atividades museológicas foi selecionada a empresa Tecnomuseu, tendo como museólogos responsáveis Aníbal Augusto Gondim Silva e Simone Trindade Vicente da Silva. O acervo por completo comporá o futuro Centro de Pesquisa e Memória Catharina Paraguaçu, que será instalado no Mosteiro da Igreja da Graça.

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Leia mais notícias na aba Notas
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias