Igreja da Ordem Terceira do Carmo reabre espaço de peças sacras para visitantes

A Casa Forte, que guarda acervo de peças sacras da igreja da Ordem Terceira do Carmo (Santo Antônio Além do Carmo), em Salvador, foi reaberta neste domingo (18). A reinauguração ocorreu após a missa de encerramento do tríduo preparatório para a Festa de Santa Teresa D’Ávila, que teve entre os convidados o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

“Fizemos uma melhoria nesse espaço porque ele é muito visitado, principalmente pelos turistas, que fazem questão de admirar o nosso acervo”, disse o Irmão Edval, 1º conselheiro da Ordem, que apresentou o secretário do Turismo às principais obras de arte da igreja. As peças, guardadas na Casa Forte, incluem incensórios e jarras e são conduzidas tradicionalmente na procissão da Sexta-Feira Santa.

Entre as preciosidades preservadas no templo, fundado em 1636, está uma escultura em cedro do Senhor Morto, feita pelo escravo Francisco Xavier das Chagas, no século 18. A peça mede 1,80 metros, possui articulações nos braços e reúne 2 mil fragmentos de rubi. Na procissão da Sexta-Feira da Paixão, ela é conduzida em um esquife de jacarandá e prata pelas ruas do Centro Histórico.

Outra relíquia da igreja é o órgão de tubos, fabricado no século 19. Também chama a atenção um enorme móvel de jacarandá, feito no século 18. Na sala de reuniões há uma mesa do século 19 que mede 8 metros e é dividida em seis partes. O teto do ambiente é da mesma época e utiliza pedras do Monte Carmelo. Há ainda muitas imagens antigas de grande valor artístico e histórico, como a de Santa Teresa D’Ávila, na igreja da Ordem Terceira do Carmo.

“É um acervo fascinante que muitas vezes o próprio baiano desconhece e um valioso atrativo para os turistas que passeiam pelo Centro Histórico de Salvador”, afirmou Fausto Franco, durante a visita. O espaço da Casa Forte fica aberto à visitação a partir desta segunda-feira (19), das 9h às 17h. As missas na igreja são celebradas no primeiro e terceiro domingo do mês, às 9h; as segundas e sábados, às 19h30 e, em outros dias, às 7h.

Foto: Ascom/Setur. Siga o Insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias