Igreja da Graça celebra 493º aniversário de batismo de Catarina Paraguaçu e abre calendário para 500º

redacao@aloalobahia.com

A Igreja de Nossa Senhora da Graça e o Mosteiro de São Bento, em Salvador, irão realizar ações voltadas para celebrar os 493 anos do batismo de Catarina Paraguaçu, iniciando ciclo de ações para a celebração dos 500 anos do batizado de Catarina – que aconteceu em Saint-Malo, França, em 30 de julho de 1528.

Na próxima quinta-feira (29), às 20h, será realizada a Live Catarina Paraguaçu: Olhares sobre a História e a Fé com o historiador Rafael Dantas e Dom Ângelo MSB, Capelão da Igreja da Graça. Será uma oportunidade para todos conhecerem um pouco mais sobre a história dessa grande personalidade da história e da cultura da Bahia além de um forte testemunho de fé. 

A Live poderá ser acompanhada pelo Instagram da Igreja da Graça www.instagram.com/igrejadagraca.ba e pelo canal do Instagram do Rafael Dantas www.instagram.com/rafadantashistoart

Já na sexta-feira (30), às 10h, na Igreja da Graça, haverá Missa Celebrativa em homenagem ao batismo de Catarina Paraguaçu, a primeira brasileira oficialmente batizada – uma mulher indígena que recebeu a benção católica do batismo e do casamento (com o português Diogo Alvares - Caramuru), formando assim a primeira família brasileira batizada. 

O casal viajaria para a França, em 1528, onde ela seria batizada na igreja de Saint-Malo. A indígena adotaria o nome de Catarina do Brasil (Catherine dü Bresil) ou Catarina des Granges, em homenagem à sua madrinha Catherine des Granges (esposa de Jacques Cartier, o explorador do Canadá). O casal também se casou em Saint-Malo.

Após essa viagem, Caramuru se põe em contato com o rei de Portugal a fim de prover caravelas com homens, animais e armas para colonizar a Bahia. Esta expedição seria liderada por Tomé de Souza que chegaria em 1549 para fundar a capital baiana, primeira capital do Brasil.

História e fé
Catarina foi escolhida por Nossa Senhora, que lhe aparecia em recorrentes sonhos com a mensagem de que erguesse “uma casa” em seu louvor. Contam alguns historiadores que os naufrágios eram muito frequentes em Salvador e seria uma forma de permitir que tais viagens fossem mais seguras.

Depois de algum tempo, uma imagem de Nossa Senhora fora encontrada por indígenas entre restos de naufrágios numa praia da cidade. Levada até Catarina, ela a reconheceu como a senhora que lhe aparecia em sonho.

Foi assim que foi construída uma hermida que rapidamente se tornaria a 2ª mais antiga Igreja da Bahia e a primeira Igreja construída em louvor à Nossa Senhora no Brasil – a Igreja de Nossa Senhora da Graça.

Os restos mortais de Catarina repousam na Igreja da Graça. Ela recebeu muitas homenagens em sua memória, incluindo uma escultura que compõe o monumento ao 2 de julho – data cívica máxima para o povo baiano. 

A missa contará com presenças de autoridades, fiéis, parceiros e amigos da Igreja da Graça seguindo todos os controles de protocolo sanitários. 
 
Na sequência à missa será inaugurada a Mostra Catarina Paraguaçu: Do Sonho à Realidade, na sede da Igreja da Graça. Uma exposição e uma instalação com fotos, quadros, pinturas e outros elementos irão homenagear a memória de Catarina. A exposição ficará disponível para visitas sempre nos dias e horários das missas até o dia 30 de agosto.

Serviço
  • Live “Catarina Paraguaçu: Olhares sobre a história e a fé, dia 29/07 (quinta-feira) às 20:00, com o Historiador Rafael Dantas e Dom Ângelo MSB Capelão da Igreja da Graça;
  • Missa Celebrativa aos 493 Anos de Batismo de Catarina Paraguaçu, dia 30/7 (sexta-feira) às 10:00, na Igreja da Graça;
  • Abertura da “Mostra Catarina Paraguaçu: Do sonho à realidade”, dia 30/7 (sexta-feira) às 11:00, Sacristia e Átrio da Igreja da Graça.

Foto: Arisson Marinho/Jornal Correio. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias