Identidade cultural da Bahia inspira decoração do Aeroporto de Salvador

Principal porta de entrada dos turistas no estado, o Salvador Bahia Airport investiu no conceito de “sense of place” em seu projeto arquitetônico. A ideia foi fazer com que a identidade cultural da Bahia, presente na arte, na música, nas paisagens e na gastronomia, seja percebida logo no momento do desembarque.
 
Com os pilares principais, que dão estrutura à obra, revestidos de madeira, o ambiente "Praça dos Dendezeiros" é uma forte alusão ao formato da palmeira do dendê. Aliado a isso, os pufes do local remetem ao formato de um dos quitutes mais famosos da culinária baiana, o acarajé; os bancos lembram os barcos que navegam na Baía de Todos os Santos, maior baía tropical do mundo; o traço orgânico do mobiliário faz referência ainda às ondas do mar, aos tambores e às rodas das baianas; tais como as poltronas Coco e Rede.
 
Outro ambiente criado com inspiração no estado é o painel skyline situado no corredor que dá acesso ao novo píer e que remete ao famoso passeio pela Baía de Todos os Santos. O painel destaca recortes de monumentos e edificações importantes no turismo em Salvador, como o Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Elevador Lacerda e Palácio Rio Branco. Além disso, dispõe de molduras com nichos que representam as janelas da própria baía e que foram projetados para abrigar exposições itinerantes de artistas locais, que retratam a Bahia através de fotografias e gravuras.
 
Ao todo,15 molduras abrigam obras de origem baiana ou que remetam a temas relativos ao estado. Atualmente, está em cartaz a exposição “Salvador – Traços e Olhares", de autoria do artista plástico Elano Passos e do fotógrafo Will Recarey.  Na mostra, o trabalho dos dois artistas se complementa na exposição e a mesma cena é retratada sob duas perspectivas diferentes, sempre trazendo ao espectador imagens típicas da capital baiana, como o Farol da Barra e as homenagens a Iemanjá no Rio Vermelho.
 
 
 

NOTAS RECENTES