12 May 2022
I ESG Fórum: 1ª mulher a presidir ABAF, Mariana Lisbôa destaca importância da equidade de gênero nas corporações

Na oportunidade, a executiva falou das iniciativas da empresa para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, entre elas o compromisso com o meio ambiente e em criar espaços acessíveis para minorias. “As empresas de base florestal têm consciência de que esse é um caminho sem volta e já não enxergam como um custo, como antigamente. Hoje, estão engajadas”, revelou.
Um dos destaques de sua fala foi sobre o fato de ser a primeira mulher a ocupar, em 18 anos, a presidência da ABAF. “É importante abrir caminho para as próximas mulheres que virão, até que chegue um momento em que isso não seja mais notícia”, disse. A executiva falou com exclusividade ao portal Alô Alô Bahia sobre o fórum: “Evento importantíssimo de se acontecer por aqui para que a gente possa esclarecer para a sociedade de uma forma geral o que significa o termo ESG, que, na verdade, é apenas uma nomenclatura que trata dos pilares de sustentabilidade que devem fazer parte da estratégia do negócio e não ser algo a parte do negócio”, destacou. “Os pilares de sustentabilidade devem estar presentes, tantos nos processos quanto nos momentos de tomada de decisão. Então, para a gente poder esclarecer isso para a sociedade que ainda não teve a oportunidade de ter contato com esse termo, saber o que de fato ele significa. São esclarecimentos fundamentais para que a gente possa fazer uma chamada para que todos ampliem o seu olhar sobre o negócio e implementem nas suas empresas e ações individuais esse impacto, que é coletivo”, completou.
Sobre o compromisso da sociedade com os pilares, Mariana Lisbôa afirmou que esta é uma decisão necessária. “A gente vem acompanhando aí ao longo das últimas décadas que se a gente quiser deixar um planeta melhor para essa e para as novas gerações não há como não começar com ações efetivas desde já. E isso começa sim, com uma cobrança social e, hoje, do próprio acionista que já entendeu que a geração de lucro é apenas parte do seu negócio. É preciso deixar algo mais, que é justamente esse legado para as próximas gerações”, concluiu.
O I Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Unipar, Yamana Gold, Bracell, BAMIN, Socializa e Suzano, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio de Contermas, Battre, Termoverde, Terra Forte, Hela, Retec, Ciclik, Larco, Grupo LemosPassos, Fundação Norberto Odebrecht e Hiperideal, parceria de Vini Figueira Gastronomia, Fernanda Brinço Produção e Decoração, Uranus2, TD Produções, Vinking e Suporte Eventos. Leia mais notícias na aba Notas.
Fotos: Elias Dantas. Siga o insta @sitealoalobahia.