Humor gráfico do cartunista Cau Gomez será tema de exposição na Caixa Cultural Salvador

redacao@aloalobahia.com

Cartuns, charges, caricaturas premiadas e publicadas em importantes jornais brasileiros e do exterior vão compor a exposição gratuita  'A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 anos de Bahia', que será aberta na Caixa Cultural Salvador a partir do dia 12 de dezembro. A mostra também vai contar com rascunhos inéditos do artista mineiro radicado na Bahia. A abertura acontecerá às 19h, com a presença do artista e do curador da mostra, Ilan Iglesias.

Ao todo, o público poderá contemplar mais de 60 trabalhos, incluindo publicações em veículos de imprensa de grande projeção, como nos parisienses Le Monde Diplomatique e Courrier International. Haverá também criações que falam sobre temas importantes para o artista, acompanhados de informações sobre o contexto histórico no qual os trabalhos foram desenvolvidos, além de curiosidades sobre a produção do cartunista.

A mostra traz imagens com variadas soluções gráficas e artísticas a partir das plataformas orgânicas e digitais, que foram impressas em revistas, jornais, cartazes e em publicações como o álbum de HQ “Billy Jackson” e os livros infanto-juvenis “Pastinha, o menino que virou mestre de capoeira” e “O dia em que os gatos aprenderam a tocar jazz”. 

Ilan Iglesias, curador da exposição, reforça que “o trabalho do Cau Gomez chama atenção, primeiramente, pela sensibilidade ao tratar de assuntos delicados, expressando através do desenho de humor, mas trazendo posicionamentos críticos para problemas do cotidiano, fazendo com que o leitor reflita e se emocione", diz. 

Sobre o artista

Nascido em Belo Horizonte, Cau Gomez teve o seu talento revelado precocemente, aos 15 anos de idade, quando já era contratado para ilustrar um dos jornais mais importantes da capital mineira, com caricaturas que chamaram a atenção do mercado paulista e de grandes desenhistas como os irmãos Paulo e Chico Caruso, Ziraldo e Millôr Fernandes.

Antes dos 18 anos, já ilustrava livros infantis, realizava exposições, vencia salões de humor e desenhava para a Revista Playboy e o jornal Estado de São Paulo.

Radicado em Salvador desde 1993, para Cau, sair da sombra das montanhas de Minas, tão introspectivo, e encontrar o horizonte amplo e azul do mar de Salvador, por quem tem uma paixão e uma admiração antiga, trouxe uma certa leveza ao seu trabalho que ele consegue converter em um sorriso gráfico sagaz.

O artista tem 36 anos de uma carreira muito bem-sucedida, com reconhecimento nacional e internacional e já recebeu mais de 70 prêmios com muitas exposições mundo afora.  

Serviço:

A Arte e o Humor Gráfico de Cau Gomez – 30 Anos de Bahia
Local: CAIXA Cultural Salvador. Rua Carlos Gomes, 57 – Centro
Abertura: 12 de dezembro de 2023, às 19h
Visitação: de 13 de dezembro a 04 de fevereiro 2024.
Horários: terça a domingo, 09h às 17h30
Classificação: Livre para todos os públicos
Entrada gratuita
Acesso a pessoas com deficiência

Publicado por Hilza Cordeiro | Imagens: Cau Gomez/Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.




NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias