Hotéis, lojas, restaurantes: 10 lugares e histórias para conhecer na Rua Chile, a primeira rua do Brasil

redacao@aloalobahia.com

Considerada a rua mais antiga do Brasil, a Rua Chile, no Centro Histórico, foi por séculos um dos endereços mais importantes de Salvador. Era conhecida por seu comércio com lojas de artigos sofisticados, hotéis e uma pulsante cena cultural. No entanto, a região teve uma fase de perda de prestígio, com prédios históricos abandonados, mas mais recentemente a abertura de negócios por lá tem reacendido o glamour de outros tempos.

É que a Rua Chile vive um processo de revitalização, com novas atividades acontecendo no seu entorno. O Alô Alô Bahia listou 10 lugares e histórias interessantes ao longo dos 400 metros da rua para você conhecer.

"A Rua Chile foi o primeiro grande logradouro de destaque na cidade de Salvador. Foi um espaço planejado, com prédios importantes. Ela sempre esteve em evidência ao longo do tempo e o destaque que ela assume hoje é uma manifestação do protagonismo dela na história. Precisamos pensar Salvador de forma a preservar o seu rico patrimônio histórico. O Grupo Fera, por exemplo, revitalizou um prédio que estava muito decadente e trouxe um ar de mudança muito positiva para o Centro, que ajudou outros equipamentos a surgirem. A Rua Chile é uma potência que precisa ser sentida, entendida e respeitada", explica Rafael Dantas, historiador, professor e consultor.

HDOszJ4.md.jpg
  1. Hotel Fasano Salvador

Localizado em frente à praça Castro Alves, o hotel ocupa a antiga sede do Jornal A Tarde, um prédio suntuoso tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC). Com uma fachada deslumbrante e uma vista para a Baía de Todos-Os-Santos, o local tem virado ponto para fotos. Aberto ao público externo de segunda a domingo, o restaurante do hotel oferece uma culinária de origem italiana e pratos da gastronomia local. O Fasano Salvador definitivamente reinaugurou o conceito de luxo nas hospedagens da Bahia e vale a visita.

HDOsDp2.md.webp
  1. Praça Castro Alves

Um dos cartões postais de Salvador e tema da música Chame-Gente, de Morais Moreira, a praça homenageia o poeta abolicionista Antônio Castro Alves. O local possui uma estátua em bronze com quase 3 metros de altura. Na frente dela, existe uma escultura com um casal de escravizados, simbolizando a luta do artista pela abolição da escravatura.

Castro Alves é um dos escritores mais renomados da literatura nacional e é hoje o patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras. Os seus restos mortais estão numa cripta na base do monumento, com uma vista para a Baía de Todos-Os-Santos que inspira liberdade. 

HDODjUu.md.jpg
  1. Fera Palace Hotel

Com uma icônica construção em art déco, o Fera Palace Hotel é o renascimento do antigo Palace Hotel, que funcionava no auge da rua, entre os anos 1930 e 1940. A reinauguração virou um símbolo da revitalização do Centro Histórico de Salvador e a elegante fachada do Fera impressiona quem passa pela rua. O hotel tem 3 espaços gastronômicos abertos ao público externo: o Omí Restaurante e o Lobby Bar, ambos no térreo, e o Fera Rooftop, na cobertura.

HDOmI4t.md.jpg
  1. Omí Restaurante

Por falar no Omí, ele é um destaque no interior do Fera. Liderado pelos premiadíssimos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, o restaurante tem alta gastronomia e um ambiente lindo. Os frutos do mar e pescados são as estrelas do menu. Os pratos misturam referências da cozinha mediterrânea e regional. O restaurante funciona para almoços de terça a sábado, das 12h às 15h, e aos domingos de 12h às 17h; no jantar, de quarta à sábado, das 19h às 23h.

HDOtjuR.md.jpg
  1. Casa Boqueirão

Esta é uma belíssima loja de artigos de arte, design e moda regional e é perfeita para incluir num passeio pela rua. O local é como uma galeria de arte, com uma excelente curadoria de produtos. Lá você encontra esculturas, camisas, acessórios, quadros, maquetes, livros e muito mais. A loja abre de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado das 9h às 13, com estacionamento rotativo em frente.

HDOmd41.md.jpg
  1. Cine Glauber Rocha

Um importante local de resistência da sétima arte em Salvador, este cinema homenageia o cineasta baiano Glauber Rocha, um dos líderes do movimento Cinema Novo, que tinha como lema a frase "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". O estabelecimento é um dos principais locais para ver um belo pôr do sol, assistir filmes, tomar um café e comprar obras literárias na livraria. 

HDOm33F.md.jpg
  1. Restaurante Guarany

Recém-inaugurado dentro do Cine Glauber Rocha, este restaurante leva o antigo nome do cinema. A casa promove uma verdadeira mistura de sabores do Brasil, mas com essência global. A cozinha é liderada pelo chef Pedro Meireles e tem um menu com opções de pratos compartilhados em vez de individuais, uma tendência na gastronomia. O local funciona de quarta a sábado, a partir das 19h, para jantares, e de quinta a domingo para almoços, a partir das 12h.

HDOmg8g.md.jpg
  1. Painel artístico de Carybé

Em concreto armado, a beleza do painel artístico da lateral do Edifício Bráulio Xavier atrai o olhar. De autoria do artista plástico Carybé, a obra, intitulada 'A Colonização do Brasil' é tombada pela Fundação Gregório de Mattos e compõe o cenário paisagístico da rua. 

HDObKzl.md.jpg
  1. Sorveteria Cubana

Primeira sorveteria da Bahia, aberta em 1930 no Elevador Lacerda, a Cubana é uma pedida praticamente obrigatória num roteiro de passeio pela região. Seja para algumas bolas de sorvete, para um salgado rápido ou para a última modinha do cardápio: o maltado de coco, bebida feita de leite gelado. O sabor vai ficar ainda mais incrível com a vista deslumbrante do mar visto de cima!

HDODbsI.md.jpg

  1.  [DICA EXTRA] Casas Conceito

Até o dia 1º de outubro, a Rua Chile está recebendo a 5ª Mostra Casas Conceito, que reúne projetos inspiradores de profissionais de arquitetura e design. Ao todo, são 41 ambientes para visitar. Nesta edição, a mostra tem como tema 'Memórias' e está instalada no nº 17 da rua, bem em frente ao Fera Palace. A Casas Conceito abre de terça a sábado, das 16h às 22h, e aos domingos, das 13h às 19h.


Publicado por Hilza Cordeiro | Foto de capa: CR Drone/Cedida; Michelin Guide; Elias Dantas/Alô Alô Bahia; Reprodução/Instagram (@casaboqueirao)

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES