Hospital São Rafael atinge marco histórico de transplantes de rins

redacao@aloalobahia.com

O programa de transplante renal da Rede D’Or atingiu o marco histórico de 150 procedimentos realizados pelo Hospital São Rafael, um dos poucos centros habilitados e autorizados para o procedimento na Bahia. O transplante que marcou o bom desempenho da unidade foi feito em fevereiro, em um paciente de 51 anos, portador de doença renal crônica realizando hemodiálise há um ano.

O resultado foi impulsionado pelos recentes investimentos em renovação de equipes multidisciplinares, reestruturação e implementação de novos protocolos. “O programa implantado pelo hospital há 25 anos chegou a um total de 400 transplantes, sendo que 150 deles ocorreram a partir de janeiro de 2019, quando passou a fazer parte da Rede D’Or. Esses novos investimentos têm nos possibilitado levar a oportunidade do transplante renal para mais pacientes renais crônicos, levando mais qualidade e sobrevida para essas pessoas”, destaca o nefrologista Rogério Passos, um dos coordenadores do programa de transplantes na rede.

Segundo dados do Censo Brasileiro de Diálise, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, na Bahia, cerca de 8 mil pessoas aguardam por transplante renal. "Para mudar essa realidade, é importante que as famílias conversem, que as pessoas comuniquem o desejo de ser um doador. No mesmo passo, tem igual valor que campanhas nacionais ampliem o acesso à informação e contribuam para que as famílias compreendam a relevância da doação”, destaca a nefrologista Ana Paula Baptista, coordenadora de transplante renal do Hospital São Rafael. 

No Brasil, há cerca de 133 mil pacientes com doença renal crônica realizando diálise. Cerca de 80% desses pacientes encontram-se na faixa etária de 20 a 74 anos e, em média, 30% deles seriam elegíveis para o transplante renal.

Foto: Divulgação/Hospital São Rafael. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias