Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova é reaberto e começa a receber pacientes com Covid-19

O Hospital de Campanha montado na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi reaberto na noite desta quinta-feira (4) para tratamento de pacientes com Covid-19 em situação mais grave.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os primeiros pacientes começaram a chegar por volta das 20h30. O hospital tem capacidade para 200 leitos, mas inicialmente funcionará com 80, distribuídos em 50 leitos de UTI e 30 leitos clínicos.

O hospital está sendo gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Na reabertura da unidade, o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, Frei Giovanni Messias, fez uma oração com os funcionários e benzeu o local.

A unidade foi aberta em junho de 2020 para tratamento exclusivo de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Com a queda dos casos na Bahia, a unidade foi desativada em outubro. Nos quatro meses de funcionamento inicial, 700 pessoas foram atendidas no local.

A reabertura deve ajudar a desafogar um pouco a regulação de pacientes. Nas últimas 24h, 175 solicitações foram recebidas pelo governo e, desse total, 99 aguardavam por um leito até as 18h.

O quadro, segundo o prefeito Bruno Reis, é de pré-colapso no sistema de saúde. Nesta quinta, os leitos de UTI operavam com 84%. Nas últimas 24h, a Bahia registrou 111 novas mortes em decorrência da Covid-19 e mais de 5,9 mil casos de infecções pela doença.

Diante do avanço das mortes, e do horizonte que se apresenta, a Sesab decidiu alugar câmaras refrigeradas para armazenar corpos. Uma delas foi colocada nessa quarta na própria Fonte Nova.

Foto: Instagram @uilercosta. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias