Histórias Indígenas ganham destaque em nova exposição do Museu de Arte de São Paulo

redacao@aloalobahia.com

Com o objetivo de evidenciar novas narrativas visuais, inclusivas, diversas e plurais, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta a exposição "Histórias Indígenas", com trabalhos de artistas das Américas do Sul e do Norte, Oceania e Escandinávia. 

Como não existe apenas uma história a ser contada, abrimos o leque de realidades identitárias. Vários povos originários, falando de identidade e ancestralidade no mundo contemporâneo”, explica Kássia Borges Karajá, que assina a curadoria do projeto junto com Edson Kayapó e Renata Tupinambá, além de outros nomes internacionais.

Na mostra, que é dividida em oito núcleos, o público poderá conferir 285 obras de aproximadamente 170 artistas, apresentadas em diferentes mídias e tipologias.  

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Para Kássia, a exposição representa uma oportunidade de recontar histórias de criação e maternidade, espiritualidade, cotidiano e educação a partir de uma nova perspectiva, oferecendo uma outra maneira de pensar e ver as coisas. Ela reforça ainda que o resgate, inclusão e assumir o lugar de fala são mais que urgentes. “Adentrar lugares que não foram pensados para nós. Vivemos muitas questões que deixaram grande ferida nas nossas populações e povos que existiram aqui.” 

"Histórias Indígenas" fica em cartaz no MASP até 25 de fevereiro do próximo ano e depois segue para o museu Kode, na Noruega, onde poderá ser visitada entre os meses de abril e agosto de 2024.



* Por Marcele Neves. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias