Historiadora Lilia Schwarcz é eleita imortal da Academia Brasileira de Letras

redacao@aloalobahia.com

A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras, se tornando a 11ª mulher a fazer parte da organização. Ela irá ocupar a cadeira número 9, que ficou vaga após a morte do historiador Alberto da Costa e Silva, aos 92 anos. Lilia disputou o posto com Edgard Talles Ribeiro e levou a melhor, com 24 votos a 12, em eleição realizada nesta quinta-feira (7). 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Lilia Moritz Schwarcz é professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e Global Scholar (de 2008 até 2018) e, atualmente, Visiting Professor em Princeton. Ao longo da sua trajetória, publicou mais de 30 livros, entre eles Dicionário da escravidão e da Liberdade, Sobre o autoritarismo no Brasil, Óculos de cor: enxergar e não ver, Brasil uma biografia, Um enigma chamado Brasil, entre outros. Além disso, também acumula distinções como a Comenda do Mérito Científico, em 2010; a medalha Júlio Ribeiro da Academia Brasileira de Letras, em 2008; e a Comenda Rio Branco 2023.

"A Lilia é uma grande historiadora que já chega com uma tarefa que a gente vai dar a ela. A gente está fazendo uma iconografia de Machado de Assis e ela vai assumir este trabalho", declarou o presidente da ABL, Merval Pereira, após a eleição. 

* Por Luana Veiga. Foto: Daniel Bianchini/Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias