18 Mar 2021
Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, morre após longa batalha contra a Covid-19

Herzem estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o final de dezembro, em decorrência das complicações provocadas pelo coronavírus, as quais redundaram em pioras sucessivas do seu estado clínico.
O falecimento foi confirmado pela família e divulgado pela assessoria do prefeito através das redes sociais. "É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. (...) A família agradece todas as orações pela vida de Herzem. Deus abençõe a todos".
Longa batalha
Aos 72 anos, Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de uma semana depois, foi internado no Hospital Samur, ainda em Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença. O tratamento não apresentou uma resposta satisfatória, e ele acabou transferido para o Sírio-Libanês.
O prefeito chegou a apresentar melhora no quadro clínico durante a última semana, chegando inclusive chegou a deixar a UTI. No sábado (6), porém, ele teve que retornar por orientação dos médicos. “A equipe médica achou por bem que eu voltasse pra UTI. Eu estou ainda necessitando de mais oxigênio. Então, eu voltei para usar o cateter de alto fluxo”, comentou, na ocasião, em um áudio divulgado nas suas redes sociais.
A situação piorou bastante na manhã de sexta, quando o prefeito voltou a ser intubado. Por conta do agravamento, seus dois filhos viajaram para São Paulo a fim de acompanhar o tratamento do pai, que até então estava acompanhado somente pela primeira dama, dona Luci Freire Gusmão.
Posse na UTI
A doença não impediu que Herzem tomasse posse do cargo de prefeito daquela que é a maior cidade do sudoeste baiano e terceiro maior colégio eleitoral da Bahia.
Foi da UTI mesmo que acabou diplomado, numa transmissão por videoconferência, finalizando o ciclo eleitoral de 2020 que foi bastante acirrado, com o emedebista virando o pleito sobre o petista Zé Raimundo na reta final da campanha.
Histórico
Nascido no dia 2 de junho de 1948, Herzem iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos. Aos 33, foi gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (ASPEB). Três anos depois, trabalhou também no Banco Econômico e, no ano seguinte, atuou como gerente das Lojas Unilar.
Formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ele chegou a ser eleito deputado estadual suplente em 2014. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.
A saída da Assembleia Legislativa foi para assumir o cargo de prefeito em sua cidade natal em 2016, quando venceu o próprio Zé Raimundo, também no segundo turno, com 57,68% dos votos válidos.
Já na eleição passada, Herzem foi reeleito com 54% dos votos. Sua vice, Sheila Lemos (DEM), assume o cargo a partir de agora. O Alô Alô lamenta a perda e deseja muita força a familiares e amigos. Homenagens
Infelizmente, a Covid segue interrompendo milhares de histórias em nosso país. Dessa vez, foi um grande amigo e parceiro político, o prefeito Herzem Gusmão. Tenho certeza que ele vai deixar muita saudade nas pessoas que, como eu, tiveram o privilégio de sua convivência. pic.twitter.com/Xi3Id5Oroy
— ACM Neto (@acmneto_) March 19, 2021
A pandemia continua fazendo vítimas. Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Herzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, uma das grandes cidades do nosso Estado. Na política, atuamos em campos opostos, mas procurando sempre cumprir a nossa missão.
— Rui Costa (@costa_rui) March 19, 2021
O prefeito Herzem Gusmão era uma das grandes figuras públicas da nossa Bahia. É realmente uma grande perda porque ele era um líder que trazia esperança à população de Vitória da Conquista. Que Deus conforte a família e os amigos nesse momento de extrema dor.
— Bruno Reis (@brunoreisba) March 19, 2021