5 Mar 2023
Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher

“As mulheres são a principal força de trabalho da Hemoba e estão se tornando também protagonistas na doação de sangue. Talvez isto seja resultado das campanhas específicas para o público feminino, explicando determinados tabus relacionados à amamentação e menstruação. Elas superaram o medo. Hoje sabem que a doação de sangue não traz nenhum malefício à sua saúde”, declara Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação.
No ano passado, após o período crítico da pandemia da Covid-19, a Hemoba contabilizou 73.375 doadoras em todo o estado da Bahia, um aumento de 32% em relação a 2020, quando 55.600 doaram. Em relação ao cadastro de medula óssea, foram 3.790 mulheres e 2.143 homens, uma diferença de 44%.
Há diferenças em alguns requisitos de doação de sangue entre homens e mulheres. A frequência máxima é de três doações de sangue anuais para a mulher e de quatro para o homem, com o intervalo mínimo entre uma doação e outra de dois meses para o sexo masculino e de três meses para o feminino. Além disso, as mulheres grávidas, no pós-parto e em amamentação não podem doar temporariamente.