Guerra da Ucrânia completa 1 ano, sem previsão de cessar-fogo

redacao@aloalobahia.com

Nesta sexta-feira (24), a Guerra da Ucrânia completa um ano, a partir do cruzamento de tanques russos nas fronteiras ucranianas. O maior conflito armado desde a Segunda Guerra Mundial segue no leste do país, resultando em pelo menos 8 mil civis mortos e mais de 13 mil feridos. Estima-se que quase 100 mil soldados morreram do lado da Ucrânia e 200 mil da Rússia.

Nestes 365 dias, mais de 8 milhões de ucranianos, em torno de 20% da população, fugiram para outros territórios ao longo do conflito, que deve consumir mais de US$ 2 trilhões até o fim de 2023. 

A guerra provocou mudanças na economia do mundo inteiro, fazendo o PIB da Ucrânia cair mais de 30% em 2022. A alta do petróleo, por exemplo, foi sentida já na primeira semana de guerra, com consequências seguintes na agricultura, na inflação e nas configurações das relações comerciais globais, inclusive com a limitação ou extinção de operações de mais de mil multinacionais na Rússia, o maior êxodo corporativo da história.

Foto: Reuters/ Reprodução The News. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias