19 Feb 2024
Greve de funcionários fecha Torre Eiffel, em Paris; entenda

A torre deve permanecer fechada durante toda a segunda-feira, e uma nova assembleia geral vai decidir, na terça-feira (20), se a greve deve ou não continuar.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Segundo o sindicato que representa os trabalhadores e responsável pela greve, a cidade de Paris, que detém 99% da empresa que supervisiona a torre, Societe d’Exploitation de la Tour Eiffel (SETE), segue um modelo de negócios que se baseia numa estimativa inflacionada do número futuro de visitantes, ao mesmo tempo que subestima os custos atuais. Isto, por sua vez, pode resultar em trabalhos de manutenção negligentes e colocar os visitantes em risco, alegam.
Os trabalhadores também pedem um aumento de salários, dada a proporção das receitas provenientes da venda de bilhetes de ingresso na Torre.
Em dezembro, quatro dias antes da virada do ano, o ponto turístico já havia sido fechado em uma greve de funcionários. A mobilização, convocada no centenário da morte do engenheiro Gustave Eiffel, que construiu o monumento, foi um protesto contra "a gestão atual", de acordo com um comunicado do sindicato CGT.
A Torre Eiffel, monumento mais famoso de Paris, recebeu 6,3 milhões de visitantes em 2023, número superior ao de 2019, antes da pandemia.
Em 2024, a cidade será sede dos Jogos Olímpicos e espera receber ainda mais turistas no monumento histórico.
* Publicado por Antonio Dilson Neto | Foto: Reprodução/Kiran Ridley/AFP
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia