Gravação inédita de João Gilberto é disponibilizada ao público; saiba onde ouvir

redacao@aloalobahia.com

Mais de 25 anos depois, o público pode finalmente conhecer, na plataforma Sesc Digital, o registro da gravação do show que o cantor baiano João Gilberto apresentou no dia 5 de abril de 1998, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O lançamento é o primeiro do projeto Relicário, que prevê a chegada em breve de gravações de outros artistas realizadas no Sesc.

Inédita

Entre as 36 faixas de João Gilberto, há um tesouro: a gravação de Rei Sem Coroa. A composição, de Herivelto Martins e Waldemar Ressurreição, nunca tinha sido registrada na voz de João Gilberto e esta é uma oportunidade única para os fãs do artista.

Essa faixa já está em outras plataformas de músicas, mas o álbum completo só pode ser escutado na plataforma do Sesc. Em 26 de abril, sai o CD, com um encarte repleto de informações e as outras 35 canções também chegam a plataformas como Spotify e Deezer.

Algumas das outras canções são Violão Amigo (Bide e Marçal), Nova Ilusão (Menezes e Luiz Bittencourt), Curare (Bororó) e Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro). Curare ficou conhecida originalmente na voz de Orlando Silva (1915-1978), um dos cantores favoritos de João. Rosa Passos e Maria Bethânia são outras que registraram a canção.

No encarte, já disponível no mesmo site onde se ouve o álbum, há um texto da jornalista Kamille Viola que explica a origem de Rei Sem Coroa: "Foi feita por Herivelto Martins a partir de um tema que recebeu de Valdemar Ressurreição, seu parceiro nessa e em muitas outras músicas. A letra foi inspirada na história do rei Carlos II, da Romênia, que, após ser forçado a abdicar de seu trono durante a Segunda Guerra, em 1940, foi viver no Copacabana Palace 'sem nenhuma realeza ostensiva' e logo virou assunto no Rio de Janeiro".

Ouça aqui o álbum completo

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

Foto: Reprodução

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias