Governo federal vai taxar Shein e Shopee, e preço de importados pode subir 60%

redacao@aloalobahia.com

O avanço de plataformas de vendas estrangeiras no Brasil fez o Governo Federal “crescer o olho” sobre a comercialização de produtos, que devem passar a ter uma tributação específica, após a edição de uma Medida Provisória. A MP deve impactar gigantes do e-commerce, como a Shein e Shopee, que viram seus negócios crescerem no país nos últimos meses. 

Segundo levantamento da revista Exame, as mercadorias compradas nessas plataformas teriam um aumento de 60% com a tributação.

Havia uma expectativa para que o fisco fosse baixado até o fim de abril. A ação é uma resposta a empresários como Luciano Hang, da Havan, que alegam pagar mais impostos que as plataformas estrangeiras que vendem no Brasil. 

Se a medida for aprovada ainda neste mês, as empresas possuem 90 dias para se adaptar e aplicar as ações.

Para as empresas que operam no Brasil, seria uma competição “mais justa”, já que elas pagam os impostos. A medida beneficiaria indiretamente gigantes como a Via (que opera Casas Bahia e Ponto), a Magazine Luiza e as Americanas. Essas empresas tiveram uma queda nas ações de 58% em 2021. 

Enquanto isso, a Shopee, que nasceu em Singapura, teve um crescimento de 600% no número de vendedores locais. A empresa chegou ao país em 2019, sendo impulsionada por vendas desde o começo da pandemia de Covid-19. Com informações da Exame.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias