26 Feb 2023
Governo Lula negocia vinda de montadora chinesa para o lugar da antiga Ford em Camaçari

Segundo o ministro, há um projeto para reaquecer importantes polos industriais no Nordeste, onde o atual presidente teve expressiva votação nas eleições passadas, com ampla vantagem sobre o adversário, o então presidente Jair Bolsonaro.Governo @lulaoficial negocia a retomada da FORD na Bahia, com isto, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste.https://t.co/78KlG2KB0d
— Luiz Marinho (@luizmarinhopt) February 25, 2023

No mês que vem, Lula visitará a China, quando colocará a instalação da BYD na Bahia em pauta. Outros acordos nas áreas de infraestrutura, agronegócio e tecnologia também serão discutidos.
Governo baiano já negociava
Ainda em outubro do ano passado, o Governo da Bahia e a fabricante chinesa já haviam assinado um protocolo de intenções para a implantação da fábrica no estado. Na época, a gestão do atual ministro Rui Costa informou que a maior fabricante de carros elétricos do mundo irá investir R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, gerando em torno de 1.200 empregos diretos durante o período de implantação, que começaria em junho deste ano.

Apesar do anúncio no período eleitoral, neste mês, o governador Jerônimo Rodrigues, que venceu a disputa para o Palácio de Ondina, afirmou que ainda não há definição sobre a instalação da fábrica na planta da Ford, mas que sua equipe segue dialogando com a montadora chinesa sobre o tema.
A anúncio de saída da Ford da Bahia, ocorrido há dois anos, teve um sensível impacto sobre a arrecadação tributária estadual, além da queda na circulação de dinheiro e atividade econômica de Camaçari.
Foto: Reprodução/TikTok. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.