16 Dec 2020
Governo federal leiloa dois terminais portuários em Aratu, na Bahia, na próxima sexta

Dois deles, o ATU12 e o ATU18, estão localizados no Porto de Aratu, na Bahia, e vão atender às demandas da produção agrícola da região chamada de Matopiba, acrônimo das iniciais dos estados abrangidos: Maranhão (MA), Tocantins (TO), Piauí (PI) e Bahia (BA).
Segundo a assessoria da pasta, comandada por Tarcísio Gomes de Freitas, o terminal ATU12, de aproximadamente 160 mil m², voltado preferencialmente para granéis minerais, tem expectativa de movimentação média de 2 milhões de toneladas/ano. O prazo de concessão é de 25 anos.
Já o ATU18, com área "greenfield" prevista de 51,6 mil m², destinado à movimentação e armazenamento de granéis sólidos vegetais, será projetado para movimentar 8 milhões de toneladas/ano ao fim do contrato. A concessão será de 15 anos.
Os arrendamentos dos terminais devem render investimentos de mais de R$ 360 milhões.
As informações foram confirmadas nesta terça (15), dia em que o ministério divulgou outra notícia importante para a Bahia, que também terá impacto importante na infraestrutura e desenvolvimento econômico do estado.
O edital de concessão para exploração e desenvolvimento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1), entre as cidades baianas de Ilhéus e Caetité, foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o texto deve ser publicado no Diário Oficial da União já nesta quarta (16). Saiba mais.
Foto: Minfra/Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.