Governo federal estuda imposto de importação mínimo de 20% para encomendas internacionais

O governo federal avalia estabelecer a cobrança de um imposto de importação a partir do patamar de 20% no processo de regularização das encomendas vindas do exterior. A informação foi confirmada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, nesta sexta-feira (01).

Em entrevia à Globo News, ele comentou que a decisão ainda não foi tomada, mas estudos já estão sendo feitos. A estimativa é de que o imposto se some o ICMS estadual, que foi fixado em 17%. "Considerando uma alíquota mínima conforme as empresas [de comércio internacional] têm proposto, está em torno de 20%. Estamos partindo de um piso [de 20% nas estimativas oficiais]. Essa definição não foi feita (...) O varejo nacional pressiona por uma alíquota maior", afirmou.

A ideia, de acordo com o secretário, é buscar uma "isonomia tributária". Nesta semana, o governo encaminhou a proposta de orçamento para o ano de 2024, projetando uma arrecadação de R$ 2,9 bilhões com a tributação de encomendas internacionais. O Brasil recebe mais de 1 milhão de encomendas por dia.

*Publicado por Matheus Simoni // Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias