Governo dos EUA move ação contra o Google por monopólio em sistema de buscas

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e 11 estados norte-americanos entraram nesta terça-feira (20) com uma ação antitruste contra o Google, sob a acusação de que a companhia usa seu poder de mercado para afastar rivais. Na ação, alega-se que o Google agiu ilegalmente para manter sua posição nos mercados de busca e publicidade na internet, pagando a outras companhias, como fabricantes de telefones celulares, operadoras e navegadores para manter seu sistema de buscas como padrão por meio de uma rede ilegal de acordos.

O processo marca o maior caso antitruste em uma geração, comparável ao processo contra a Microsoft movido em 1998, e ao processo contra a AT&T, de 1974, que levou à dissolução do Sistema Bell.

Em sua defesa, a gigante de tecnologia avalia o processo como falho. "Nossos acordos com a Apple e com outros fabricantes de dispositivos não são diferentes dos acordos que muitas outras empresas tradicionalmente usam para distribuir software", afirmou Kent Walker, vice-presidente sênior de assuntos globais do Google.

Foto: Reprodução. Siga o Insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias