Governo de Nova York assina legalização do uso recreativo da maconha

redacao@aloalobahia.com

O Conselho Estadual de Controle de Cannabis de Nova York, nos Estados Unidos, deu um passo significativo nesta terça-feira (22), ao aprovar 28 empresas e 8 organizações sem fins lucrativos para venderem maconha legalmente no estado.
 
Apesar da aprovação só ter acontecido agora, a cannabis recreativa já é legalizada na Big Apple desde março de 2021. A demora se deu principalmente em função de burocracias do processo de licença das varejistas, que busca priorizar os vendedores impactados pela antiga ilicitude da droga.
 
Estudos apontam que, apesar dos níveis semelhantes de consumo em todas as classes sociais, a proibição da maconha em NY levou principalmente os mais pobres para o sistema de justiça criminal. Por isso, a concessão das autorizações beneficiará os prejudicados pela “guerra às drogas”, com 150 das primeiras licenças reservadas para aqueles condenados anteriormente.
 
"Lei histórica dá justiça a comunidades marginalizadas há muito tempo, abraça uma nova indústria que vai fazer a economia crescer e estabelece garantias de segurança substanciais para a população", afirmou o governador Andrew Cuomo.
 
A lei pode representar cerca de R$ 2 bilhões por ano em impostos, além da criação de dezenas de milhares de postos de trabalho, e permitirá que maiores de 21 anos comprem e cultivem maconha para consumo pessoal. O estado também eliminará automaticamente os antecedentes de condenados por crimes relacionados à maconha.
 
Foto: MSNBC News | Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias