Governador Rui Costa anuncia que eventos, exceto os científicos, seguem proibidos na Bahia

Muita gente estranhou e teve quem comemorou quando Rui Costa permitiu, na terça-feira (13), a realização de eventos - inclusive cerimônias de casamento e formatura - para até 50 pessoas no estado da Bahia. O decreto liberava também "eventos recreativos em logradouros públicos e privados". Um dia depois, o governador do estado voltou atrás e retomou a proibição em todo o território baiano. De acordo com ele, a única exceção é a realização de eventos "exclusivamente científicos e profissionais", com a mesma limitação de até 50 pessoas.
 
Nesta quarta-feira (14), o novo decreto publicado no Diário Oficial do Estado, traz a lista do que não pode: "Ficam suspensos eventos e atividades, em todo território do Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins, até 19 de abril de 2021".
 
No Papo Correria, transmissão ao vivo que faz nas redes sociais às terças-feiras, Rui Costa já tinha dado o recado: “Ninguém está permitindo festa. O termo ‘evento’ se caracteriza, eventualmente, por reuniões de trabalho, conferências, palestras. Não está permitido festa, com número nenhum de pessoas”, disse Rui na ocasião. No entanto, o decreto divulgado na terça citava cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos e privados e solenidades de formatura, por exemplo.
 
Vale lembrar que, com ou se festa, nos 99 municípios das regiões de Barreiras, Ibotirama, Brumado, Irecê, Santa Maria e Guanambi, foram mantidas restrições mais duras, com a proibição de todo e qualquer tipo de evento, independentemente da quantidade de participantes.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES