24 Jun 2023
"Gosto de pensar que no São João vai tocar forró", diz Saulo sobre polêmica envolvendo outros ritmos

Influenciado por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Elba e Flavio José, Saulo realizou no último domingo (18) um show no Parque da Cidade com um repertório voltado para o forró e foi consagrado pelo publico.

Em conversa com o Baú do Marrom, do CORREIO, ele fala de sua ligação com os festejos juninos, das origens no interior, da sua relação com o Carnaval e do orgulho com o filho João - que faz parte da Banda Filhos da Bahia.
Perguntado sobre sua opinião a respeito da entrada de cantores de outros ritmos nas festas de São João, confessa: “Eu gosto de pensar que eu vou numa festa de São João e que vai tocar forró. O debate é importante”. Leia entrevista.
Como é sua relação com o São João e os festejos juninos de um modo geral?
Sou de Barreiras e tenho tios e primos em Cruz das Almas. De menino até aqui, muitas memórias bonitas de comidas e canções e todo o universo junino. Eu amo a época.
O que o motivou a gravar esse disco, ‘Dançando com o tempo’ dedicado a uma das festas mais celebradas em todo o Brasil, especialmente no Nordeste e em homenagem a Gilberto Gil?
Deu vontade de revisitar esse lugar bonito e puro da memória. Sempre me faço a pergunta: quem era você, quando era criança? Só foi permitir e as canções vieram de uma maneira orgânica. E Gil só foi um ato de coragem. Homenagear um Deus. Gil é sempre uma inspiração.

Fale um pouco desse trabalho, que tem três regravações e sete inéditas.
Esse álbum tem 10 canções e foi produzido por Daniel Neto. Tem 3 regravações de canções de forró dos anos 90 e sete canções inéditas com parceiros maravilhosos. É álbum leve e simples, com muito afeto. Tem participações de Felippe Lau (parceiro em três canções) e de Aiace ( grande artista brasileira ).
Quais seriam suas maiores (ou maior) influências no forró?
Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Elba, Flavio José. Vigeee... muitos artistas maravilhosos que eu peço licença e respeito muito.
Aclamado pelo público que gosta do Carnaval, como você se sentiu sendo bem recebido com esse novo show junino?
Eu acho que a canção alcança em qualquer estilo e tempo musicais. Sou muito grato às pessoas por mudarem, crescerem e movimentarem comigo.
O que você acha da entrada de outros ritmos nos festejos juninos que, ultimamente, tem gerado muita polêmica?
Eu gosto de pensar que eu vou numa festa de São João e que vai tocar forró. O debate é importante.
E o papai Saulo como vê o filhão João no grupo Filhos da Bahia?
Muito feliz, pois o vejo feliz. Eu adoro a banda. Tenho maior orgulho não só dele, como de Zaia, de Migga e de Rayson. Meus filhos também.
Sabemos que ainda está um pouco longe. Mas você já pensa como será seu Carnaval em 2024?
Desde a terça de Carnaval fico sonhando com a nossa PIPOCA. Como ser mais feliz e como melhorar.
Fotos: Sércio Freitas/Divulgação, Reprodução/Redes Sociais e Paula Fróes/CORREIO
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.