Golpes do PIX preocupam instituições filantrópicas que precisam de doações na Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com o crescente aumento no número de golpes e fraudes através do PIX, registrados pelo Banco Central, algumas instituições filantrópicas temem que haja uma diminuição no número de doadores que ajudam a manter os projetos sociais.

Pensando nisso, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia decidiu trazer algumas informações importantes que pode garantir ao doador a segurança de estar realmente contribuindo para uma causa social.

“Até o momento, não identificamos diminuição no número de doações, mas, optamos por realizar ações de prevenção, mostrando a seriedade e o compromisso da Santa Casa da Bahia com os doadores”, disse Amanda Oliveira, coordenadora da equipe da Gerência de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia.

A primeira recomendação, segundo ela, é observar que o PIX jamais será direcionado para uma pessoa física.

“Para doações, a Santa Casa da Bahia possui apenas uma chave PIX, que é o e-mail centraldedoacoes@santacasaba.org.br. Antes de confirmar a doação, confira o número do CNPJ: 15.153.745/0001-68, destinado em nome da Administração Central da instituição”, alerta.

Outra recomendação é acessar o site e redes sociais oficiais da Santa Casa da Bahia para confirmar as informações. 

“No site da Santa Casa da Bahia (santacasaba.org.br), na aba ‘Ações sociais’ é possível confirmar todas as informações através do link ‘Seja um doador’”, pontua.

Mesmo confirmando todos os dados, quem ainda não se sente seguro para doar através do PIX, pode optar por fazer doações em depósito, diretamente nas contas do Banco Bradesco (Agência: 2864-9 | C/C: 1511-3), Banco do Brasil (Agência: 3429-0 | C/C: 6708-3) e Banco Santander (Agência: 3041 | C/C: 13.000867-5). 

Em breve, também será possível fazer a doação através do pagamento recorrente no cartão de crédito, sem comprometer o limite do cartão. O link para o pagamento através desta modalidade pode ser solicitado diretamente com a equipe da Central de Doações da Santa Casa da Bahia, através dos telefones (71) 2203-9748 ou 2203-9600.

Para onde vai sua doação
A Santa Casa da Bahia é uma associação beneficente de assistência social que se propõe ao exercício da caridade e prestação de serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação.

Desde a fundação, em 1549, a instituição sempre esteve a serviço do bem da população baiana, com a missão de cuidar da pessoa e estimular a dignidade.

Dentre os projetos sociais da Santa Casa da Bahia, o Programa Avançar, situado no Bairro da Paz, em Salvador, funciona como um espaço comunitário que atende gratuitamente crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo cursos de qualificação profissional, artes, dança, balé, desenho, informática, música, alfabetização de adultos, atendimento jurídico, social e psicológico.

O local realiza mais de 3 mil atendimentos por ano, com projetos voltados à qualificação profissional, promoção social, incentivo à cidadania e protagonismo juvenil. 

Lá também é oferecido apoio pedagógico com reforço escolar a 150 crianças de 6 a 11 anos de idade. O espaço conta ainda com a biblioteca comunitária Graciliano Ramos, que possui um acervo formado por mais de 4 mil livros.

O Programa Avançar também oferece atividades para idosos, no programa “Qualidade na Terceira Idade”, com cursos e encontros voltados para o desenvolvimento da autoestima.
A Santa Casa da Bahia também mantém cinco Centros de Educação Infantil (CEIs), parcialmente custeados com recursos do FUNDEB, através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), atendendo mais de 600 crianças, com idades entre 2 e 5 anos, oferecendo educação em regime integral e cinco refeições diárias orientadas por nutricionistas. As crianças também contam com acompanhamento psicológico, além de participar de aulas de capoeira, dança e recreação.

No ano passado, a Santa Casa da Bahia, em parceria com o Grupo Oncoclínicas, reinaugurou a Casa de Apoio Solange Fraga, situada no bairro da Saúde, em Salvador.

O espaço atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vindas do interior da Bahia para tratamento oncológico ou cardiopata no Hospital Santa Izabel (HSI).

Além de disponibilizar leitos para as crianças e o acompanhante, o local se propõe a ser um espaço de convivência, oferecendo refeições diárias, transporte, aulas de música, teatro e artesanato.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias