Goethe-Institut Salvador-Bahia firma parceria inédita para seu programa de residência artística

redacao@aloalobahia.com

Com o objetivo de fortalecer o fluxo de pensamentos e trocas criativas na cena cultural da capital baiana, o Goethe-Institut Salvador-Bahia inaugura, neste ano, uma parceria com a KfW Stiftung de Frankfurt. As entidades promoverão o "Rethinking the South - Repensando o Sul", um programa de residência que terá duração de três anos e colocará em pauta questões sociais urgentes. De 2023 a 2025, a fundação concederá quatro bolsas de residência a cada ano.

Ao longo de nove semanas, os artistas poderão se aprofundar nas questões que norteiam aquele ano. Para começar, em 2023, o passado, presente e futuro afro-brasileiro conduzirão o tema “Presença Pós-colonial”; já em 2024, os debates se debruçam sobre os espaços e desenvolvimento urbanos; por fim, em 2025, as reflexões sobre crise climática norteiam os trabalhos.

"As pessoas em todo o mundo estão enfrentando questões urgentes sobre como moldar suas vidas em conjunto. O Brasil há muito tempo se tornou um cenário simbólico para os desafios globais. As residências são um formato particularmente eficaz para encontros sustentáveis e (co-)produção criativa", afirma Daniela Leykam, diretora de cultura da KfW Stiftung.

A artista plástica Lisa C Soto, que vive em Porto Rico e Gana, dará o pontapé inicial do programa entre março e abril. Ela fará experiências com movimento e flora em ambientes naturais como as florestas e leitos de rios na Bahia, durante sua residência no Vila Sul. "Gostaria de aproveitar a oportunidade para explorar um novo meio para discutir as trocas simbióticas e energéticas entre corpos e plantas no contexto da história da Bahia. Estas histórias estarão relacionadas entre a Bahia, minhas culturas caribenhas e minha casa atual, em Gana", explica Lisa.

Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, celebra mais uma parceria do instituto cultural alemão num movimento de conexões que fortalecem ainda mais o Programa de Residência Vila Sul. “As cooperações são fundamentais para mantermos o vigor das nossas atividades, além de criarem estratégias coletivas que evidenciam debates significativos para o mundo contemporâneo, ultrapassando fronteiras geográficas ou culturais”, afirma.

Ao longo de 2023, participarão da Residência Vila Sul, através do financiamento Kfw Stiftung,  Caroline Gueye, de Senegal; Lisa C Soto, dus EUA/Gana; Odun Orimolade, da Nigéria; e Diego Crux, do Brasil.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. 

Foto: Ulla Deventer.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias