29 Aug 2023
Gnocchi da Fortuna: conheça 10 lugares para aproveitar a tradição italiana em Salvador neste dia 29

Para todos comerem alguma coisa, tiveram que se contentar com sete pedaços de nhoque cada um. Após o santo comer, agradecer e se retirar, a família, ao limpar a mesa, se surpreendeu com moedas de ouro embaixo de cada prato. Era um dia 29 e a superstição do "Gnocchi da Fortuna" atravessou séculos, reforçando um costume que foi apenas passando por algumas mudanças.
Há os que acreditam que a nota deva ser mantida embaixo da louça até o próximo dia 29 e não apenas enquanto se come os 7 pedaços de gnocchi. Há os que acreditam que comer sentado, e não de pé, como manda a tradição, não faça diferença. Crentes ou não, tradições podem ser desculpas prazerosas para comer um bom prato, aproveitando este 29 de agosto.
Fomos atrás de algumas dicas para você celebrar a data em alto estilo. Confira:
Falando em tradição, o Bella Napoli, no Caminho das Árvores, com 60 anos de história, mantem a massa tradicional, à base de batata, deixando para o cliente escolher o molho que mais te apetece, como Alla Bolognese, Al Sugo di Pomodori ou Alla Contadina. Tão tradicional quanto, o Di Liana, em Ondina, tem como opção o Gnocchi di Ricotta di Buffala, à base de ricota de búfala fresca e 4 possibilidades de molhos: branco, tomate, pesto e 4 queijos.
Também em Ondina, o Restaurante Alfredo'ro oferece como uma das opções o Gnocchi Fonduta, com massa artesanal com espinafre e molho de fondue de queijo e telha de parmesão. Ele pode vir com ou sem camarões, a depender do gosto do cliente.
Pra quem prefere sem proteína animal, mais uma opção é o Gnocchi Vegetariani, do Allê Varanda Bar, inspirado na Costa Amalfitana. Lá, o prato é à base de banana da terra com fonduta de gorgonzola e farofa de castanha.
No Fasano Salvador, o Gnocchi con Mozzarella di Bufalo Al Pomodoro é um dos destaques do Mezzogiorno, menu a preço fixo disponível no horário de almoço, de segunda a sexta, exceto feriados, acompanhado ainda de uma opção de entrada e uma de sobremesa.
No caminho para a Pituba, passando pelo Rio Vermelho, o Isola Cucina Italiana oferece duas opções, o Gnocchi ai Quattro Farmaggi e o Gnocchi al Nero di Seppia con Gamberi e Zucchine.
Chegando na Pituba, na Rua São Paulo, o La Pasta Gialla une tradição com modernidade e traz opções como o Gnocchi di Spinaci, à base de batata e espinafre, com iscas de filé mignon ao molho de gorgonzola e nozes.
Numa rua paralela, na Villa San Luigi, o soteropolitano tem duas boas opções. No La Bottega, no rooftop do espaço, o gnocchi pode ser à bolonhesa ou alla norcina, com linguiça fresca, fonduta de parmesão e cogumelos.
Já no Pepo Restaurante, o chef Peu Mesquita capricha no “Alfredo” al Tartufo, um gnocchi de mandioquinha, fonduta de grana padano, cogumelo e trufa.
Ainda na Pituba, o Cremonini Ristorante, comandado pelo chef Massimo Cremonini, o Gnocchi all'Arrabiata, ao molho de linguiça artesanal, polvo e tomates frescos levemente apimentados é uma excelente opção. Ele pode vir também na versão Frutti de Mare e Zafferano, com camarão, vôngole, mexilhão e lula.
Fotos: Reprodução/Redes Sociais.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.