Gilberto Gil recebe título de Doutor Honoris Causa do IFBA: “Infinitamente obrigado”

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Em uma cerimônia emocionante, Gilberto Gil recebeu, nesta terça-feira (14), o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A Sessão Solene foi realizada na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador. Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas – como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada.
HXkjQzN.md.jpg
Gil, que conversou com o Alô Alô Bahia com exclusividade antes de receber o título, estava em clima de nostalgia. A Reitoria do IFBA fica no prédio do antigo Colégio Nossa Senhora da Vitória, que também era conhecido como Colégio Marista, onde o músico cursou o ginásio e o colegial. Ele revelou que o palco da cerimônia foi o primeiro em que subiu para uma apresentação como cantor, quando ainda participava de um grupo artístico da escola: “Esse lugar aqui é um pouco responsável pelo artista que me tornei”.

“Ao filho da terra, que saiu por aí a semear a arte da canção, a esse filho chamam aqui hoje para prestar-lhe uma homenagem (…) Aqui reproduzimos o hábito da crença na civilidade. Aqui é o tempo e o além do tempo. Obrigado, obrigado e infinitamente obrigado”, disse Gil, que foi aplaudido de pé após receber o título.
HXkjP5v.md.jpg 
O músico baiano foi recebido no evento pelo Afoxé Filhos de Gandhy e interpretou trechos da canção "Patuscada de Gandhi". A cerimônia, conduzida pela jornalista Rita Batista, contou ainda com outras apresentações culturais. O evento reuniu 300 convidados, entre docentes, técnicos administrativos, estudantes, gestores da instituição, artistas e autoridades das áreas de educação e cultura, além de amigos e familiares do artista.
 
“É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade IFBA conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil”, afirmou a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota.
HXkjsbp.md.jpg
A comenda, aprovada em agosto do ano passado, visa reconhecer a importância do legado de Gil para a Bahia e para o Brasil. A outorga do Título de Doutor Honoris Causa é um reconhecimento do IFBA às contribuições do artista nas áreas da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia.
 
O evento estava previsto para o último dia 7 de fevereiro, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, mas precisou ser adiado em decorrência do incêndio que atingiu o equipamento cultural no dia 25 de janeiro.
HXkwMIp.md.jpg
Esse não é o primeiro título que Gilberto Gil recebe. Além dos prêmios na música, o artista baiano se tornou imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2022 e foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Berklee College of Music, uma das maiores universidades de música do mundo.  

Veja postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

      
Fotos: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias