Gilberto Gil lança dois livros de canções ilustradas em parceria com o artista visual Daniel Kondo

redacao@aloalobahia.com

O cantor e compositor Gilberto Gil apresenta ao público dois livros de canções ilustradas desenvolvidos em parceria com o artista visual Daniel Kondo. Intituladas "Nós, a gente" e "Andar com fé", as obras visam celebrar a vida e a obra de um dos principais ícones da cultura brasileira.

A parceria entre os dois teve início na criação da logomarca de 'Nós, a gente', turnê comandada por Gilberto Gil e família e que começou a circular em meados de 2022. O projeto, criado para comemorar os 80 anos do patriarca da família Gil, deu origem a dois documentários e um site. Agora, ganha desdobramento neste livro inédito.

No livro 'Nós, a gente', estão presentes 40 canções do vasto repertório do artista baiano, incluindo composições como 'Realce', 'Esotérico', 'Barato total', 'Refazenda', 'Domingo no parque', 'Se eu quiser falar com Deus', 'Aqui e agora' e mais. Parte das músicas reunidas passou originalmente pelas sugestões familiares e entrou nos shows da turnê, enquanto outras foram escolhidas por revelarem relances importantes da trajetória artística, conceitual e afetiva de Gil num retrospecto da sua fase atual. A obra conta ainda com uma entrevista  com Gilberto e Flora Gil sobre os bastidores da turnê e a vida em família.
 
JHG0HhP.md.jpg


Já o livro 'Andar com fé' estreia a coleção letrailustre, da editora WMF Martins Fontes, que trará uma série de canções brasileiras emblemáticas, acompanhadas de um complexo jogo ilustrado. O primeiro volume apresenta a interpretação de Kondo de uma das mais célebres canções do repertório de Gil.

Unindo poesia e imagem, a obra faz uma verdadeira imersão na canção composta em 1982, ano em que Gil completava 40 anos e lançava o álbum 'Um Banda Um', dedicado a diálogos com as religiosidades católica, de matriz africana, umbandista, oriental etc.

“O livro tem uma série de enigmas cifrados e mimetismos visuais para quem deseja fazer uma leitura transversal pelas imagens”, explica Daniel Kondo.

“O corpo da mulher se transmutando na cobra-coral remete à fábula bíblica da cobra que expulsou Adão e Eva do Paraíso, só que no corpo da mulher. Depois, essa mesma forma se converte em um violão, e ao colocar a imagem na vertical, ela mimetiza um crânio humano, no momento da letra em que Gil fala que a fé está para morrer”, detalha.
 
JHGliQ9.md.jpg



* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias