Gilberto Gil é convidado de encontro sobre tecnologia em Salvador; veja como participar

redacao@aloalobahia.com

A Rede Digitalia de Estudos da Internet e da Cultura Digital promove, nesta quarta-feira (1º), na Doca 1, no bairro do Comércio, em Salvador, o encontro “Digitalia Campus Hacker”. Sob o tema “Reescrever o Código-Fonte da Cultura Digital”, o evento contará com as participações de Gilberto Gil, Mariella Santiago (cantora e pesquisadora), Maria Marighella (presidente da FUNARTE), Russo Passapusso (cantor da Baiana System), Zulu Araújo (Ministério da Cultura), Paulo Miguez (reitor da UFBA), Nelson Pretto (professor da Faculdade de Educação/UFBA), entre outros nomes. O encontro conta com a parceria da Doca 1, polo de economia criativa de Salvador.

O Digitalia Campus Hacker marca a retomada da agenda da Rede Digitalia para o período 2023-2024, o que inclui o Ciclo Digitalia de Debates, o Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital (fevereiro/2024) e a mobilização pelo desenvolvimento do projeto de criação de um centro de cultura digital em Salvador, voltado à formação e ao empreendedorismo social.

Diálogo com Gil e convidados

O encontro tem como fio condutor o novo momento do Brasil na reconstrução do setor cultural. A partir do legado da gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, serão abordados aspectos do protagonismo do Brasil em cultura digital, protagonismo este que se mostrou esmaecido nos últimos anos com o desmonte do MinC e das políticas para a cultura. Ao mesmo tempo, é fundamental olhar para frente neste Brasil redemocratizado em que a cultura volta a ocupar uma centralidade na vida política do país.

Cabe lembrar que Gil, o “Ministro Hacker”, promoveu debates e iniciativas fundamentais para a cultura e sua relação com o contexto sócio-tecnológico, a exemplo dos pontos de cultura, creative commons, debates sobre um marco civil para a Internet no Brasil, entre outros temas na área.

Por sua vez, assuntos como redes sociais, inteligência artificial, NFT’s (tokens não-fungíveis), humanidades digitais, plataformização da cultura, blockchain ou governo digital concorrem como elementos de debate, confirmando a complexidade da Internet e da Cultura Digital na contemporaneidade. 

O encontro é aberto ao público, com inscrições prévias pelo Sympla. Clique aqui para se inscrever.

Serviço
O quê: Digitalia Campus Hacker – reescrever o código-fonte da cultura digital
Quando: 1o. de fevereiro de 2023 – 16:30
Onde: Doca 1 – Polo de Economia Criativa – Comércio
Quanto: Gratuito, com inscrições em www.digitalia.com.br.


Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias