13 Nov 2021
Gilberto Gil cria playlist no Mês da Consciência Negra e reflete sobre racismo

"Ocorria-me com muita nitidez o quão acionados e importantes são os negros para o trabalho de limpeza em geral que é feito na vida, e também com tamanha nitidez o quão sujadores são exatamente os que têm mais recursos, os mais ricos, os mais beneficiados da sociedade que, em sua grande maioria, correspondem à classe mais clara, a faixa mais branca", disse Gil.
"Quer dizer, os negros são tão maciçamente empenhados na função da limpeza da comunidade e acabam sendo acusados de ser os sujões. No fundo, o provérbio tem uma conotação nitidamente moral, além de física. O que se tenta considerar como sujo no negro é sua existência, sua pessoa, sua condição humana. Nesse sentido é muito mais terrível", continuou a reflexão.
"Ou seja, sujos na verdade são vocês, de corpo e alma. Pelo menos, mais sujos que os negros vocês são. Há muito mais sujeira a apurar ao longo do processo da civilização de vocês do que da nossa. É o que a música diz. E ela diz o que tem a dizer, com contundência e eficácia", concluiu.
Escute a playlist:
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.