Gilberto Gil cria playlist no Mês da Consciência Negra e reflete sobre racismo

Novembro - Mês da Consciência Negra, por Gilberto Gil” é o nome da playlist que o artista baiano disponibilizou no Spotify. Na seleção, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras incluiu 30 músicas suas, uma para cada dia do mês. Uma delas, “A Mão da Limpeza”, foi destacada pelo músico em seu perfil no Instagram. Composta por ele e lançada em 1984, a canção fala sobre o racismo contra os negros.

"Ocorria-me com muita nitidez o quão acionados e importantes são os negros para o trabalho de limpeza em geral que é feito na vida, e também com tamanha nitidez o quão sujadores são exatamente os que têm mais recursos, os mais ricos, os mais beneficiados da sociedade que, em sua grande maioria, correspondem à classe mais clara, a faixa mais branca", disse Gil.

"Quer dizer, os negros são tão maciçamente empenhados na função da limpeza da comunidade e acabam sendo acusados de ser os sujões. No fundo, o provérbio tem uma conotação nitidamente moral, além de física. O que se tenta considerar como sujo no negro é sua existência, sua pessoa, sua condição humana. Nesse sentido é muito mais terrível", continuou a reflexão.

"Ou seja, sujos na verdade são vocês, de corpo e alma. Pelo menos, mais sujos que os negros vocês são. Há muito mais sujeira a apurar ao longo do processo da civilização de vocês do que da nossa. É o que a música diz. E ela diz o que tem a dizer, com contundência e eficácia", concluiu. 

 
Escute a playlist:


Foto: Divulgação.  Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias