Gestora do Starbucks perde licença da marca para operar no Brasil

redacao@aloalobahia.com

Gestora da marca do Starbucks no Brasil, a SouthRock Capital admitiu que perdeu a licença de operação exclusiva das lojas da famosa cafeteria no país desde o fim da semana passada. A notícia foi confirmada pela empresa em pedido de recuperação judicial apresentado nesta terça-feira (31). A SouthRock, que também controla Subway e Eatlay, no país, pede ao judiciário que reverta a rescisão promovida pela dona da marca.

Na petição de mais de 600 páginas, a gestora diz que foi comunicada do exercício da cláusula de rescisão pela Starbucks Coffee International no dia 13 de outubro por conta de seguidos problemas no pagamento de royalties. A decisão apertou ainda mais a SouthRock que precisou acelerar com os trâmites da recuperação.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

De acordo com a CNN, foram suspensos dois contratos. Um de licenciamento da marca no Brasil e outro que concedia à SouthRock Capital o direito de ser o licenciado master Starbucks no país – ou seja, o operador das lojas. As informações constam da documentação entregue pela SouthRock no pedido de recuperação judicial.

Os advogados da SouthRock argumentam que esses contratos “são absolutamente essenciais à manutenção das atividades das requerentes e, consequentemente, à viabilização da reestruturação de seu passivo”.

“A exploração e operação das e das lojas/cafeterias Starbucks no cenário nacional – não apenas é essencial às atividades das requerentes como já mencionado, como também consiste em um dos seus maiores ativos”, citam no documento entregue à Justiça de São Paulo.

No processo, a SouRock voltou a citar os problemas enfrentados desde a pandemia de covid. Em 2020, o grupo afirma que observou uma queda de 95% em suas vendas, tendo suportado “grande inadimplência” por parte de seus parceiros comerciais. Nos anos seguintes, houve queda de 70% em 2021 e de 30% em 2022, “motivo pelo qual a plena recomposição de seu fluxo de caixa ainda não foi atingida”, acrescenta.

Leia mais: Controladora do Starbucks, Subway e Eataly no Brasil pede recuperação judicial

* Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias