2 Nov 2022
Geraldo Alckmin é indicado para coordenar a equipe de transição de governo

Outros integrantes da equipe, que será dividida por áreas, serão indicados nesta quarta-feira (2). O processo de transição durará cerca de dois meses. “O trabalho da nossa equipe será norteado pelos princípios de interesse público, colaboração, transparência, planejamento, agilidade e continuidade dos serviços”, escreveu Alckmin no Twitter.
A união com Alckmin foi considerada crucial para a conquista, por parte de Lula, do apoio de nomes fora da esquerda, além de sinalizar aos eleitores um caminho de governo. A experiência política do vice será importante na gestão do petista, que, aos 77 anos, enfrentará o País politicamente dividido, um Congresso hostil, desafios econômicos e as instituições desgastadas.
Apesar de nada oficial, Alckmin não terá papel decorativo ao longo dos próximos 4 anos, podendo assumir um ministério forte ou liderar missões centrais. Quem também deve ter algum destaque no governo é o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), candidato derrotado a governador de São Paulo. Ficou sob sua responsabilidade a indicação de nomes da área para a equipe de transição, segundo O Estado de S. Paulo. O pedido foi feito pelo próprio Lula, que sinalizou que Haddad não deve ser o coordenador da área educacional nos próximos dois meses, mas escolherá o time. Ele é um dos cotados para o Ministério da Fazenda.
Foto: Ricardo Stuckert. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.