Geração Z é a menos engajada no trabalho, diz pesquisa

redacao@aloalobahia.com

A geração Z tem os maiores percentuais em comportamentos e características considerados indesejáveis no trabalho se comparada com outras faixas-etárias, mostra pesquisa da consultoria de RH e outsourcing EDC Group. Feito com 328 brasileiros, o levantamento descobriu que 12,5% dos respondentes entre 18 e 25 anos dizem não cumprir o expediente, tendem a começar a jornada depois do horário combinado e a terminá-la antes do previsto.
 
Ainda, caso surja uma tarefa no final do expediente, 4,35% deles relatam não fazer e deixar para que outro colega faça. No que diz respeito às funções, 25% dos entrevistados concordam que a geração Z faz exatamente o que foi contratada para fazer, nem mais, nem menos.
 
Quando comparados aos millenials (nascidos entre 1981 e 1996), a geração Z se mostra significativamente menos engajada com o trabalho. Somente 1% dos respondentes entre 35 e 40 anos dizem não realizar tarefas no final do expediente, e outros 3% dizem não cumprir a jornada de trabalho estabelecida. Além disso, 16% dos respondentes desse grupo etário preferem exceder as horas de trabalho para não deixar de entregar alguma atividade proposta para o dia.
 
Isso não significa, necessariamente, que esses jovens profissionais sejam menos competentes do que os seus antecessores. “Os trabalhadores da geração Z são criativos e tendem a responder bem em grupos com profissionais de idades diferentes”, diz Daniel Campos, CEO da EDC Group.
 
Os dados do estudo do EDC Group se assemelham às descobertas de uma pesquisa norte-americana da plataforma de currículos ResumeBuilder.com, na qual 74% dos líderes dos Estados Unidos acreditam que a geração Z é a mais difícil de se trabalhar em comparação com profissionais de outras idades.
 
Os comportamentos que cada geração tem no ambiente de trabalho podem ser explicados pelos aspectos que elas vivenciaram. O fim da ideia de emprego e do vínculo de longo prazo com os empregadores, algo que seus pais e avós experimentaram, pode ser um dos pontos que influenciam o comportamento dos mais jovens.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Annie Spratt / Unsplash.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias