12 Jan 2024
Galeria no subsolo do Mercado Modelo inicia visitação a partir desta sexta; conheça peças e artistas expostos no local

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O espaço, que tem o objetivo de ampliar o panorama artístico da cidade, une a contemporaneidade da obra de Vinicius ao modernismo de Mário Cravo Jr. e Rubem Valentim. Todas as exposições serão permanentes.
Vinicius integra a exposição com a obra Lágrimas de São Pedro, que conta com 15 mil lâmpadas reutilizadas preenchidas com resina. Ele trabalha com esse projeto desde 2005 e já levou para mais de dez cidades do Brasil, além de Las Vegas, nos Estados Unidos, e Frankfurt, na Alemanha.
O artista de 40 anos conta que a obra nasceu de uma junção da sua mente inquieta com memórias da infância. Criado na cidade grande, relembra o tempo em que foi passar as férias numa cidade sertaneja, onde assolava a seca. Em um dos dias, enquanto jogava bola com os amigos, viu a chuva cair e os moradores saírem de suas casas, incrédulos e gratos pela chegada da água sagrada. A curadora Thais Darzé diz que a participação de Rubem Valentim concretiza o sonho do artista plástico, que desejava ter as obras expostas ao público. Serão três esculturas da série Templo de Oxalá. Imponentes, os monumentos brancos se apropriam das formas geométricas para fazer referência aos orixás.
Distribuídas pelo ambiente, mais três esculturas se destacam, ainda que pequenas em estatura: o Exu, Cabeça e uma terceira obra sem título, todas da série Cabeça de Tempo, de Mário Cravo Jr. Feitas com base na carranca e utilizando a madeira do incêndio que ocorreu no atual Mercado Modelo, na década de 1980.
A Galeria Mercado foi inaugurada na última quarta-feira, 10 de janeiro. A visitação gratuita já está disponível a partir desta sexta-feira (12), com funcionamento de terça a domingo, inicialmente, das 10h às 14h. O acesso ocorre pela entrada principal do imóvel e a capacidade inicial é de até 200 pessoas por dia. Fotos: Paula Froes / CORREIO e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.