Galeria de arte com duas sedes no Rio vai ter filial em casarão colonial no Carmo

redacao@aloalobahia.com

Salvador vai ganhar mais uma galeria de arte contemporânea. Com duas sedes no Rio de Janeiro, uma em Copacabana e outra na zona Norte, a Nonada desembarca na terra do dendê no dia 18 de janeiro. A filial baiana vai funcionar em um prédio histórico, um casarão colonial do século XVIII, no Carmo, pertinho da Casa do Benin. A inauguração do novo espaço de arte será marcada pela abertura da exposição Pipoca, que vai reunir cerca de 60 trabalhos de 40 artistas. Nessa exposição, o público vai poder conferir trabalhos de artistas jovens que estarão expondo pela primeira vez, misturados com mestre baianos das artes, como Mestre Didi, Genaro de Carvalho e Mário Cravo.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A unidade do Carmo será a primeira filial da galeria Nonada fora do Rio de Janeiro. Antes, eles já fizeram uma Pop-up em São Paulo, mas num projeto previsto para funcionar somente por um mês. Inicialmente, a ideia era trazer para Salvador um projeto no mesmo formato, mas os sócios acabaram decidindo por algo maior, com três meses de duração.
JYHlYOJ.md.jpg
"Sou muito apaixonado pela cidade e convenci meus sócios a ficarem. Será nossa primeira sede fora do Rio. Sou curador, formado em Sociologia da Arte e percebo nos movimentos que Salvador tem se tornando a capital mais importante culturalmente do país. A cidade tem um potencial gigantesco de criação que nos interessa bastante", afirma Paulo Azeco, que é curador e diretor artístico da galeria Nonada, durante entrevista exclusiva ao portal Alô Alô Bahia. O projeto de Salvador conta com a curadoria de Victor Gorgulho.
JYHcS9a.md.jpg
Empolgado com o projeto, Azeco explica que a proposta é que a nova sede da capital baiana possa ser palco de um intercâmbio entre os artistas que a Nonada já trabalha na unidade do Rio de Janeiro com os artistas locais. E a temática da primeira exposição que o espaço vai receber dialoga bem com isso.

"Pipoca é o lugar do Carnaval que todo mundo se encontra, é um lugar mais democrático. Na Nonada, todas as pessoas têm a chance de se encontrar nessa exposição, teremos artistas jovens misturados com mestres. Além disso, a Pipoca é o símbolo da prosperidade no candomblé", explica Paulo, que tem como sócios na galeria os irmãos Luiz Danielian e Ludwig Danielian e João Balsini.
 
Serviço

O que: Galeria Nonada
Onde: No Carmo, perto da Casa do Benin
Inauguração: 18 de janeiro, das 16h às 21h, aberta ao público
Funcionamento: de quarta a sábado, de 13h às 18h. 

Fotos: Divulgação. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias