Fundação Palmares revoga medida e volta a homenagear personalidades negras em vida

redacao@aloalobahia.com

A Fundação Palmares, presidida por João Jorge, revogou uma medida editada pelo governo Jair Bolsonaro em 2020 e voltará a homenagear personalidades negras em vida. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (5).

A regra anterior definia apenas homenagens póstumas, o que levou a entidade, na época, a excluir do site textos elogiosos a artistas como Gilberto Gil, Elza Soares, Martinho da Vila, entre outros.

A portaria publicada nesta quarta cria um grupo de trabalho dentro da Fundação Palmares para atualizar as regras de seleção das personalidades negras a serem homenageadas no site da entidade.

Em entrevista ao G1, o presidente da fundação disse ainda que novos nomes serão incluídos, como o do historiador Jaime Sodré, que faleceu em 2020, e o fotógrafo Januário Gárcia, que faleceu em 2021. "Além disso, vamos incluir nomes de outros estados, além de Rio, São Paulo e Bahia. Teremos nomes do Tocantins, de Santa Catarina, do Acre. São medidas que o movimento social vem pedindo há tempos”, disse.



Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Foto: Malu Vieira/g1.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias